Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Educação

Smed e Aliança para Inovação lançam programa para atrair startups

07/08/2018 10:12

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Aliança para a Inovação de Porto Alegre, formada por Ufrgs, PUCRS e Unisinos, lança, nesta terça-feira, 7, o Programa Start.Edu, uma iniciativa para atrair startups de todo o país e buscar soluções inovadoras para os desafios da rede municipal de ensino. A apresentação do programa ocorre às 17h, no Tecnopuc Crialab, avenida Ipiranga, 6681, prédio 97, torre Da Vinci, 2º andar.

O evento terá a presença do secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito e do superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e membro efetivo da Aliança, professor Jorge Audy. O programa conta ainda com o apoio da Associação Gaúcha de Startups (AGS) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

A execução do Start.Edu se dará por meio de um edital anual de chamamento público, sendo que o primeiro estará aberto das 10h desta terça-feira, 7, até as 23h59 do dia 6 de setembro, no site da Smed, onde também se encontra a ficha online de inscrição. A partir do edital, serão selecionadas propostas que possam contribuir com os desafios de qualificar os processos de aprendizagem e o desempenho dos alunos, ampliar a eficiência da gestão escolar e melhorar os serviços prestados pela Smed ao cidadão. O programa não prevê transferência de recursos.

A Smed identificou 20 desafios para os quais os empreendedores podem apresentar suas soluções e que estão alocados em três dimensões: Desafios para Promoção da Aprendizagem; Gestão Escolar e Gestão das Aulas; e Melhoria dos Serviços Públicos na Educação – os desafios de cada grupo estão listados no edital. Poderão participar pessoas jurídicas de direito privado conceituadas como startups e inscritas no CNPJ/MF há mais de um ano a contar da publicação do edital. 

“A busca constante dessas soluções comporá um conjunto de ações que pretende auxiliar professores, gestores e alunos para organizar a escola e proporcionar experiências pedagógicas em ambientes conectados e inspiradores”, afirma o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito. 

A comissão de seleção das propostas será formada por representantes da Smed, da Aliança para a Inovação de Porto Alegre, da Associação Gaúcha de Startups (AGS), do Sistema de Habitats de Inovação – poa.hub da prefeitura, da empresa NoOne e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). As soluções serão analisadas quanto à sua relevância pública, viabilidade técnica de implementação, capacidade de implementação em grande escala, inovação, criatividade e singularidade, entre outros critérios.

Testes - A Smed abrirá espaço para incubação e testes das soluções selecionadas em parceria com as universidades que formam a Aliança para a Inovação de Porto Alegre, parques tecnológicas e incubadoras, que agregarão sua infraestrutura e expertise na implementação, acompanhamento e mensuração dos resultados. Antes da convocação para os testes, haverá o pitch (apresentação direta) das soluções a ser realizado no Paço Municipal. Os testes deverão ocorrer em 2019, mediante assinatura de acordo de cooperação técnica.

 

Denise Righi