Smed inicia ações de 2019 do projeto Baú de Histórias

01/04/2019 19:46
Adriano Amaral/SMED PMPA
EDUCAÇÃO

Ampliado e remodelado para 2019, o projeto “Baú de Histórias: Era uma Vez...”, destinado a fortalecer a leitura nas escolas da rede comunitária de Educação Infantil, foi lançado nesta segunda-feira, 1º, na Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed). O projeto, que abrange também o empréstimo às famílias dos alunos, integra o programa Redes pela Leitura, a política de incentivo à leitura da Smed. A apresentação contou com a presença das coordenadoras pedagógicas das escolas beneficiadas e do secretário Adriano Naves de Brito.

Neste ano, serão atendidas 48 escolas, sendo 24 no primeiro semestre e 24 no segundo, o dobro em relação ao ano passado. O número de baús, utilizados para acondicionar as obras ao mesmo tempo em que remetem para o imaginário e a noção de preciosidade do livro, também duplicou e agora são oito em cada semestre, cada um com 80 publicações. Com circulação no estilo “capelinha”, ainda aumentou-se o tempo de permanência dos baús em cada unidade: passarão a ficar 30 dias em vez de 15, atendendo aos pedidos das próprias escolas.

De acordo com o secretário, as modificações são parte do movimento de valorização da rede comunitária, formada por 216 escolas, com o objetivo de cada vez mais aproximá-las das escolas municipais. “Sabemos dos acervos reduzidos nas escolas comunitárias e por isso estamos gradativamente expandindo o alcance do Baú de Histórias”, disse Brito ao grupo. “É muito importante que mantenham a Smed informada de suas impressões e necessidades para o incremento do projeto”, acrescentou.

O itinerário de cada um dos baús já está definido, e a partir desta semana começam a chegar às primeiras oito escolas. Na quarta-feira, 3, serão entregues pela Smed nas unidades das regiões norte e sul e, na quinta, 4, nas regiões leste e oeste. Acompanham também fichas para avaliação e registros de experiências para serem trabalhadas entre a escola e a Smed. Um dos pilares do projeto é proporcionar livre escolha e manuseio para as crianças e suas famílias.

O projeto teve início há quatro anos e já beneficiou cerca de 24 mil alunos, com mais de 9 mil empréstimos às famílias. Segundo a coordenadora do Redes pela Leitura, Cristina Rolim Wolffenbüttel, nas famílias o projeto busca favorecer os vínculos afetivos familiares por meio da leitura compartilhada com as crianças. “A ideia é facilitar a interação das crianças e famílias com o livro de uma forma lúdica e prazerosa, e isso dá resultado”, completou.

Ao final do encontro, as coordenadoras pedagógicas puderam trazer suas experiências com as crianças. Elas citaram, sobretudo, a importância da leitura para reverter situações de agressividade, isolamento e bullying, por exemplo, e os relatos de mães que comprovam o desenvolvimento de seus filhos a partir do incentivo à leitura.

Neste ano, o Ministério da Educação incluiu a rede infantil no Programa Nacional do Livro Didático. As escolas receberão entre 25 a 35 títulos por sala, com livros didáticos e infantis.

Cristina Lac

Gilmar Martins