Smed promove a Semana Municipal de Inclusão Escolar

19/08/2019 08:31
Manoelle Duarte / Divulgação PMPA
Educação
Evento terá apresentação de práticas pedagógicas de professores especialistas

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove neste ano a Semana Municipal de Inclusão Escolar, ação paralela às atividades da 22ª Semana da Pessoa com Deficiência. Com o propósito de divulgar o protagonismo do trabalho inclusivo na rede municipal de ensino, será realizado o encontro Tessituras do Fazer Pedagógico, para troca de experiências e apresentação boas práticas. O evento começa nesta segunda-feira, 19, e segue até o sábado, 24, quando a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental (Emeef) Profº Elyseu Paglioli comemora 31 anos de ensino. 

A abertura ocorrerá na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), parceira da Smed na realização da Semana, com o painel Educação inclusiva, políticas públicas e escolarização, das 19h às 21h, na sala 102. Participam a coordenadora de Educação Especial da Smed, Cláudia Lamprecht; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Isabel Letícia Pedroso de Medeiros; e Graciele Marjana Kraemer, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. 

Após a abertura, o evento segue com a apresentação de práticas pedagógicas de professores especialistas das escolas municipais especiais e regulares de Ensino Fundamental e Educação Infantil: na Escola Municipal de Surdos Bilíngüe Salomão Watnick, na terça-feira, 20, com o Atelier Pedagógico de Língua de Sinais; na Emeeef Eliseu Paglioli, na quarta-feira, 21, com o Atelier Pedagógico Escola Especial: que lugar é esse; na Emeef Lucena Borges, na quinta-feira, 22, com o Atelier Pedagógico Alunos com TEA? De que alunos falamos?, que abordará o transtorno do espectro autista. "A estrutura da rede pública municipal de Porto Alegre é referência no atendimento inclusivo ao aluno com deficiência, tanto no ensino regular como escola especial", destaca a coordenadora de Educação Especial da Smed, Claudia Lamprecht. 

Na sexta-feira, 23, as atividades concentram-se no Centro Cultural da UFRGS, com o Painel Desatando nós: os direitos à aprendizagem nas tessituras da inclusão. A programação estendida é válida também como evento integrante da 22ª Semana da Pessoa com Deficiência e do ciclo de Rodas de Conversa Inclusiva, promovido pela Smed em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte.

Haverá exposição e comercialização de produtos e artesanatos dos estudantes atendidos pelo Programa de Trabalho Educativo (PTE) – iniciativa que prepara, anualmente mais de 200 alunos com deficiência maiores de 15 anos da rede municipal para ingresso no mercado de trabalho e demais alternativas de geração de renda. Também contará com uma apresentação da banda musical formada por alunos da Emeef Eliseu Paglioli. Na sequência, estarão em pauta temas como políticas públicas em educação especial, ajustes curriculares, tecnologias assistivas, e trajetórias de inclusão. 

O Fórum pela Inclusão Escolar também é parceiro na realização da Semana Municipal de Inclusão Escolar - Tessituras do Fazer Pedagógico, que culmina com a festa de aniversário da Emeef Eliseu Paglioli, das 9h às 12h30, tradicionalmente preparada para confraternização da comunidade escolar. 

Atendimento aos alunos - Atualmente, o público da educação especial na rede municipal de ensino conta com mais de 3 mil alunos com deficiência, dos quais cerca de 500 estudam nas quatro escolas municipais especiais de ensino fundamental - Emeef Lucena Borges, na Vila Ipiranga; Emeef Lygia Averbuck, no Jardim do Salso; Emeef Elyseu Paglioli, no Cristal; e Emeef Tristão Sucupira Vianna, na Restinga – e na Escola Municipal de Surdos Bilíngüe Salomão Watnick. 

A grande maioria dos estudantes com deficiência frequenta o ensino regular, como alunos de inclusão na Educação Infantil e Ensino Fundamental, onde recebem acompanhamento de monitores e apoio pedagógico no turno inverso nas Salas de Inclusão e Recursos (SIRs). Do total de 3 mil alunos com deficiência, mais de 2 mil possuem deficiência intelectual, sendo cerca de 650 com transtorno do espectro autista. Na rede, são mais de 300 professores com formação específica para o atendimento educacional especializado.

Confira a programação completa da Semana Municipal de Inclusão Escolar - Tessituras do Fazer Pedagógico:

19/08 - das 19h às 21h
Painel Educação Inclusiva, políticas públicas e escolarização
Local: Faced/UFRGS - sala 102 - avenida Paulo Gama, s/n - bairro Farroupilha
Profª Drª Isabel Letícia Pedroso de Medeiros (CME)
Profª Drª Graciele Marjana Kraemer (Unisinos)
Profª Drª Cláudia Amaral dos Santos Lamprecht (Smed)
Atividade aberta ao público

20/08 - das 14h às 16h30
Atelier Pedagógico de Língua de Sinais
Local: Emef Bilíngue de Surdos Salomão Watnick - rua Capitão Pedro Werlang, 1011 - bairro Intercap
Profª Denise Schmitz Nunes Hirt (Emef de Surdos Bilíngue Salomão Watnick)
Profª Elisabete Magalhães (Escola Especial para Surdos Frei Pacífico)

21/08 - das 14h às 16h30
Atelier Pedagógico - Escola Especial: que lugar é este?
Local: Emeef Profº Elyseu Paglioli - Rua Butuí, 221 - bairro Cristal
Apresentação de dança do grupo da Emeef Tristão Sucupira Viana
Profsª Cínara Vicente e Elaine Cordeiro (Emeef Profº Elyseu Paglioli)
Profª Thaís Campos Teixeira (Emeef Tristão Sucupira Viana)

22/08 - das 14h às 16h30
Atelier Pedagógico - Alunos com TEA: de que alunos falamos?
Local: Emeef Profº Luiz Francisco Lucena Borges - rua Cláudio Manoel da Costa, 270 - bairro Jardim Itu 
Profª Andréa  Zenari (Emeef Profº Lygia Morrone Averbuck)
Profª Katiuscha Lara Genro Bins (Emeef Profº Luiz Francisco Lucena Borges)

23/08 - das 13h30 às 17h30
Local: Centro Cultural da UFRGS - Rua Engenheiro Luiz Englert, 333 - bairro Farroupilha
Painel Desatando Nós: os direitos à aprendizagem nas tessituras da inclusão
13h30 - Credenciamento
Exposição e comercialização dos produtos do Programa de Trabalho Educativo (PTE)
14h - Apresentação musical “Malucos Beleza” - Emeef Profº Elyseu Paglioli
14h15 - Mesa de Abertura
14h30 - Contextualização da Educação Especial na Rede Municipal de Porto Alegre: encontros e desencontros com as políticas pública
Profº Marco Aurélio Ferraz (Emeef Profº Elyseu Paglioli)
15h - Ajustes curriculares: acesso à aprendizagem
 Profª Karla Silva (Emeef Profº Luiz Francisco Lucena Borges)
15h45 - Intervalo e vídeo institucional do PTE
16h - Ferramentas para aprendizagem: Tecnologias Assistivas
Profªs Thaís Cassali Azambuja e Denise Montenegro (Emeef Profº Elyseu Paglioli)
16h30 - Trajetórias de inclusão
 Profª Maria Luiza Medeiros (Emeef Tristão Sucupira Viana)
17h30 - Encerramento

24/08 - das 9h às 12h30
Festa de Aniversário de 31 anos da Emeef Profº Elyseu Paglioli
Local: Emeef Profº Elyseu Paglioli - rua Butuí, 221 - bairro Cristal

 

Cristina Lac

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes