Smed realiza ação sobre espaços de leitura na educação infantil

24/04/2019 16:16

A Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu, nesta quarta-feira, 24, uma formação sobre espaços de leitura na educação infantil. Participaram da reunião equipes de bibliotecas das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). A iniciativa visa a criar meios para facilitar o alcance da criança à leitura.

Uma das pautas foi o papel da biblioteca dentro da educação infantil. De acordo com a coordenadora da Biblioteca da Smed, Adriana Gomes, esse trabalho é fundamental dentro das Emeis porque atinge crianças em processo de alfabetização. “Nessa idade, os alunos têm o primeiro contato com o mundo do livro. Esse primeiro contato será na escola e na biblioteca”, diz Adriana.

Durante a reunião, salientou-se que a biblioteca escolar precisa disseminar a leitura e promover a convivência e a socialização. Para que isso ocorra, a professora Patrícia Pereira, do Núcleo de Cultura e Diversidade da secretaria, afirma que os alunos precisam ser incentivados a estar nesse ambiente e manusear os exemplares. “As crianças precisam entrar na biblioteca. Que mensagem estamos passando com os livros guardados? A biblioteca é uma ferramenta de ensino”, comenta Patrícia.

A formação também apresentou métodos de organização para melhorar a estrutura da biblioteca, como a identificação de livros por intermédio de critérios de classificação, o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU), e o uso de ferramentas digitais para catalogar exemplares. Além disso, foram debatidas alternativas para a exposição dos objetos, utilizando bolsas, cortinas ou pallets.

As bibliotecárias e professoras ainda tiveram a oportunidade de contar sobre o dia a dia de suas escolas e compartilhar algumas iniciativas. A professora Mara Meira Tardivo, da Emei Jardim Salomoni, foi uma das participantes. Segundo ela, a formação trouxe inspiração para desenvolver novidades na escola. “Este tipo de formação traz novas ideias para a gente. Trocando conhecimento, temos muito incentivo para melhorar”, comenta a professora.

Fernando Campos (estagiário) / Supervisão: Luzia Lindenbaum

Gilmar Martins