Smed realiza mostra fotográfica sobre a educação na Capital

22/03/2019 17:29
Manoelle Duarte/SMED PMPA
Exposição tem painéis de fotos históricas de escolas

seloPara comemorar os 247 anos de Porto Alegre, servidores da Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed), montaram a mostra fotográfica “Porto Alegre na Memória” no térreo da sede (Rua dos Andradas, 680). A exposição, aberta na tarde desta sexta-feira, 22, foi idealizada pelo professor Paulo Mauro da Silva e tem como ideia central contar um pouco da trajetória da educação dentro da história da Capital.

A exposição ilustra a história da Smed desde a década de 1960 até os anos 2000 com banners. A mostra também tem painéis de fotos históricas de escolas da Rede Municipal de Ensino em festividades, fotos de prédios históricos de Porto Alegre, como o Paço dos Açorianos, a Casa de Cultura Mario Quintana e o Mercado Público, além de imagens atuais de outros pontos da Capital, como a Usina do Gasômetro. As imagens e os banners fazem parte do acervo de materiais da Biblioteca da Smed.

A secretária adjunta Iara Wortmann, que iniciou sua carreira na Rede Municipal da Capital, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dolores Alcaraz Caldas, salientou a importância de se olhar para o passado do município como uma forma de construir um futuro melhor.

“Nesse momento em que a nossa cidade faz 247 anos, que a gente possa sim festejar, que a gente possa mostrar o que ela tem de bonito, mas sem esquecer a história”, destaca a secretária.

A exposição segue até a próxima sexta-feira, 29, no térreo do prédio da Smed, Rua dos Andradas, 680.

Vitória Garcia (estagiária - supervisão Luzia Lindenbaum)

Matheus Beust