Smed realizará nova etapa da avaliação de aprendizagem

20/08/2019 16:09
Eduardo Beleske/PMPA
EXECUTIVO
Primeira prova foi aplicada em maio, em uma iniciativa pioneira da prefeitura

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) dará seguimento, ainda em 2019, à avaliação própria de desempenho escolar dos alunos do Ensino Fundamental das redes públicas municipal e comunitária de ensino. Uma nova prova de Língua Portuguesa e Matemática será aplicada até o fim do ano aos alunos do 5º e do 9º ano. A abertura de pregão para contratação de empresa especializada foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre desta terça-feira, 20. O pregão eletrônico nº 253/2-19 ocorrerá às 10h do próximo dia 2 de setembro pela Central de Licitações da Secretaria Municipal da Fazenda.

A primeira avaliação diagnóstica de aprendizagem foi aplicada em maio, em uma iniciativa pioneira da Smed. Do total de 6.301 inscritos, participaram da avaliação 4.993 alunos de 48 escolas municipais e das escolas comunitárias de Educação Básica Pequena Casa da Criança e Madre Raffo, sendo 3.169 do 5º ano e 1.824 do 9º ano. Prevista para novembro, a segunda etapa da avaliação buscará analisar o impacto das estratégias de aprendizagem desenvolvidas após os resultados da primeira avaliação.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, o objetivo da avaliação é conhecer o estágio de aprendizagem de cada aluno para que se possa localizar dificuldades e traçar novas práticas de reforço, além de avançar sobre os conteúdos que estão sedimentados. “Na primeira etapa, identificamos o nível de aprendizado e a infrequência. Cada escola recebeu um relatório detalhado da avaliação, com 70 páginas, contendo dados individualizados, para trabalhar as competências que os alunos precisam desenvolver mais”, observa o secretário.

No próximo ano, a avaliação deverá envolver todos os alunos do ensino fundamental.

Cristina Lac

Gilmar Martins