Startups farão testes de soluções inovadoras na rede municipal

15/02/2019 08:32

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove nesta sexta-feira, 15, um workshop direcionado às startups selecionadas pelo programa Start.edu para testes de soluções inovadoras na rede pública municipal de ensino. O evento será realizado das 9h às 16h, no Crialab, do Tecnopuc, localizado no Campus Central da PUCRS. O objetivo do encontro é auxiliar na contextualização sobre o trabalho a ser realizado nas instituições de ensino, com informações a respeito do perfil das escolas, seus alunos, professores e gestores e as políticas de educação integral.

Serão 25 participantes, que terão apoio da Smed, Crialab e de nove facilitadores, entre empresários e acadêmicos, que servirão como mentores para formatar o plano de implementação das soluções nas escolas. "A partir dessas orientações da Smed e da elaboração dos Mapas de Rotas pelo grupo, deverão ser estruturados objetivos, público-alvo, indicadores de avaliação, métricas e a infraestrutura necessária para cada solução", explica o secretário Adriano Naves de Brito.

Após o workshop, as próximas etapas do programa incluem as fases de pré-teste, com a apresentação do plano às escolas e formação de professores, a própria aplicação do teste, com o monitoramento dos mentores e acompanhamento da Smed, e de pós-teste, prevendo novas avaliações e iniciativas para a visibilidade das soluções pelo setor privado.

História - O programa foi lançado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior no dia 7 de agosto de 2018, no Crialab – Tecnopuc, com a abertura do edital de chamamento público 05/2018. Foram propostos desafios para os quais os empreendedores podem apresentar suas soluções e que estão alocados em três dimensões: Promoção da Aprendizagem, Gestão Escolar e Gestão das Aulas e Melhoria dos Serviços Públicos na Educação.

Start.Edu - Programa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Start.Edu busca soluções inovadoras que possam contribuir para a qualificação da aprendizagem e desempenho dos alunos, além de aumentar a eficiência da gestão escolar. A iniciativa não conta com transferência de recursos públicos. Com apoio da Aliança para a Inovação em Porto Alegre, formada pela Ufrgs, PUCRS e Unisinos, o Start.edu é o primeiro projeto do Pacto Alegre, iniciativa conjunta entre a Aliança, prefeitura e entidades representativas para transformar a capital gaúcha em referência em inovação.

Cristina Lac

Andrea Brasil