Prefeitura paga integralmente a folha de servidores nesta sexta

29/03/2019 08:48
Cristine Rochol/PMPA
pagamento folha prefeitura
Valor bruto totaliza R$ 233,1 milhões e quita 100% das matrículas

A Prefeitura de Porto Alegre paga integralmente, nesta sexta-feira, 29, a folha do funcionalismo do mês de março. O valor bruto totalizou R$ 233,1 milhões e quitará 100% das matrículas (34 mil) pagas com recursos do Tesouro Municipal.

Conforme o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, os salários dos servidores estão sendo pagos integralmente com o ingresso de receitas próprias, especialmente do IPTU, desde dezembro de 2018.

“Estamos utilizando todos os valores que ingressam nos cofres municipais para o pagamento da folha dos servidores e no atendimento de áreas prioritárias”, afirma Busatto.

Histórico dos parcelamentos - Em junho de 2017 foi iniciado o parcelamento dos salários dos servidores, devido à grave crise financeira enfrentada pelo município. A medida se estendeu até o mês de novembro. Com o ingresso de receitas do IPTU, os salários voltaram a ser pagos integralmente no final de dezembro de 2017 e permaneceram em dia até o final de junho de 2018, exceto o 13º salário que foi parcelado em 10 vezes em 2018.

Apesar dos esforços para reduzir despesas que o governo vem realizando desde o início da gestão, o parcelamento da folha dos servidores e o atraso no pagamento dos fornecedores foram retomados a partir de julho 2018 e se estenderam até dezembro, em relação à folha de novembro. O pagamento do 13º salário está sendo novamente parcelado em dez vezes em 2019.

Adriana Ferrás

Andrea Brasil