Belém Novo recebe mais uma obra de pavimentação e infraestrutura

29/08/2018 19:11
Isabel Lermen / Divulgação PMPA
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
Intervenções foram realizadas na rua Irineu Francisco da Silva

A prefeitura entregou à comunidade, nesta quarta-feira, 29, as obras de qualificação eleitas como prioritárias pelo Orçamento Participativo (OP) da rua Irineu Francisco da Silva, no bairro Belém Novo. Esta foi a última de um conjunto de cinco ruas concluídas do lote 1 do Plano de Requalificação de Vias. A obra contemplou pavimentação, drenagem e passeio publico, em uma extensão de 192 metros, com investimento de R$ 490.198,48.

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Luciano Marcantônio, lembrou que essas obras tiveram recursos conquistados da gestão anterior e foram iniciadas na gestão do prefeito Nelson Marchezan Júnior. "É uma honra estar entregando essa rua porque é o Orçamento Participativo que mantém viva essa chama da luta comunitária. Agora essa nova rua está inaugurada e pode ser usufruida pela comunidade", destacou.

De acordo com o gestor do Crip, Elton Fraga, os moradores da região têm procurado o órgão para agradecer pelas obras. "Nesta semana uma senhora relatou que estava feliz por poder, finalmente, abrir as janelas de sua casa durante o dia, porque não tem mais o excesso de poeira, contou. O conselheiro do OP Jorge Veloso destacou o empenho da comunidade para conquistar a melhoria e convidou aos moradores para participar. "É participando que continuaremos sendo ouvidos e traremos mais benefícios para a região ", declarou.

O evento também contou com a participação de representante do Legislativo municipal, moradores, líderes comunitários, gestores do Orçamento Participativo (OP) e do Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip).

Plano de Requalificação de Vias - O plano abrange um conjunto de sete lotes de obras de infraestrutura e pavimentação eleitas como prioritárias pelo Orçamento Participativo (OP). Os recursos são provenientes de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina - Corporação Andina de Fomento (CAF). O investimento total nos sete lotes é de mais de R$ 54 milhões, contemplando 39 vias, em cerca de 20 quilômetros de obras. As obras estão em execução em 18 ruas da Capital. Doze ruas já foram entregues.

Confira as ruas que integram os sete lotes:

Lote 1 – Extremo Sul

- Rua David Dutra Soares (entregue)

- Rua Irineu Francisco da Silva (entregue)

- Rua João Pestana Aragão (entregue)

- Rua Lauro Motta Duarte (entregue)

- Rua Natal Condotta (entregue)

Lote 2 – Glória/Vila Nova/Cascata

- Estrada das Furnas (em execução)

- Estrada dos Alpes

Lote 3 – Lomba do Pinheiro

- Rua João Pereira da Silva Filho (em execução)