Câmara aprova projeto que qualificará abastecimento de água

17/12/2018 19:58

Foi aprovado na tarde desta segunda-feira, 17, na Câmara de Vereadores, por 29 votos a favor e um contrário, o Projeto de Lei autorizando a prefeitura a contratar operação junto à União, por meio da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 270 milhões. Os recursos serão utilizados para financiamento do Sistema de Abastecimento de Água Ponta do Arado e para o Programa de Redução e Controle de Perdas nos Sistemas de Abastecimento de Água. A operação está dentro do Programa Avançar Cidades – Selesan Saneamento do Ministério das Cidades.

Os projetos são importantes para a cidade porque visam a melhorar a vida de 250 mil moradores das zonas Sul e Leste da cidade e gerar cerca de 2,5 mil empregos diretos e indiretos. A finalidade é ampliar a capacidade de produção e distribuição de água potável por parte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), além da implantação de melhorias de infraestrutura visando a aperfeiçoar e otimizar o controle de perdas da rede de distribuição de água potável.

“Tanto a obra da nova estação na Ponta do Arado quanto o programa de perdas são fundamentais para qualificar o abastecimento da cidade”, diz o diretor geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Darcy Nunes dos Santos.

O valor total do financiamento é de R$ 259,1 milhões, sendo que R$ 220,7 milhões serão destinados para o Sistema de Abastecimento de Água Ponta do Arado e R4 38,4 milhões para o Programa de Controle de Perdas. A contrapartida da prefeitura será de R$ 13,6 milhões (R$ 11,6 milhões na Ponta do Arado e R$ 2 milhões para o Programa de Controle de Perdas.

Projeta-se, com o resultado na redução e controle de perdas atingido por este empreendimento, associado à execução da nova Estação de Tratamento (ETA) Ponta do Arado, postergar ou até mesmo eliminar as obras de ampliação no sistema Menino Deus, um dos maiores sistemas de abastecimento do município, a ETA José Loureiro da Silva.

O Programa Avançar Cidades - Selesan Saneamento contempla os municípios em três grupos: menos de 50 mil, outro de até 250 mil e, por último, acima de 250 mil habitantes, com obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais, manejo de resíduos sólidos, redução e controle de perdas, estudos e projetos, plano municipal de saneamento básico.

Aline Coelho

Gilmar Martins