Déficit histórico na drenagem agrava transtornos com a chuva

03/05/2019 19:37
Joel Vargas / PMPA
TEMPO
Chuva atingiu quase metade da média histórica de maio em áreas centrais

Os transtornos causados pela forte chuva na tarde desta sexta-feira, 3, foram agravados devido ao déficit histórico de drenagem e à falta de investimentos. Estudos apontam que seriam necessários pelo menos R$ 3 bilhões para que a cidade tivesse sua infraestrutura próxima do ideal. “A capital tem redes pluviais com mais de 60 anos e insuficientes”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

O secretário lembra que, quando assumiu a gestão, em 2017, as casas de bombas funcionavam com 40% da capacidade. Haviam sido extintos contratos que apresentavam irregularidades em 2016 e implantados novos, com foco na fiscalização e no controle dos serviços. “Duplicamos a capacidade em 80%”, garante Rosário. Na tarde desta sexta-feira, as 21 casas de bombas de drenagem estavam funcionando, com exceção de duas que sofreram com queda de energia durante o temporal.

Ficaram sem luz a Casa de Bombas 16, próximo à Rótula das Cuias, e a estação de bombeamento de esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) da Ponta da Cadeia, que atende a região do Centro Histórico, próximo ao Paço Municipal. “Pedimos prioridade à CEEE para restabelecimento da energia”, afirma o secretário.

A área de Manejo Arbóreo, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), está de prontidão e prioriza as vias com bloqueio total ou parcial em função de possíveis quedas de galhos ou árvores.  A população deve fazer o registro de demandas pelo Sistema Fala Porto Alegre 156, para que os técnicos possam deslocar as equipes para atendimento. “As equipes de limpeza também estão mobilizadas para o recolhimento de lixo nas ruas”, diz Rosário.

Volume de chuva - A chuva acumulada em menos de uma hora atingiu quase a metade da média histórica do mês de maio nos bairros centrais de Porto Alegre. A precipitação, até as 18h desta sexta-feira, 3, chegou a 54 milímetros no bairro Cidade Baixa, enquanto a média histórica alcançou 94,6 milímetros. A previsão de chuva para as próximas 24 horas é de 5 a 10 milímetros. As informações são da Defesa Civil de Porto Alegre.

Lissandra Mendonça e Gonçalo Valduga

Gilmar Martins