Dmae informa sobre a normalização do abastecimento de água

17/01/2019 08:30

A previsão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é que, durante esta madrugada e, em alguns locais, durante a quinta-feira, 17, os sistemas deverão normalizar o abastecimento, desde que não aconteça nenhum evento emergencial. Em relação aos últimos dias, as pontas do Sistema Menino Deus (as últimas regiões a receber a água que é tratada na estação) estavam com intermitência no abastecimento. A Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Cristiano Fischer faz parte do Sistema Menino Deus. A partir das últimas obras realizadas na Ebat Cristiano Fischer, essa estação foi interligada ao Sistema Belém Novo, com o intuito de aumentar o fornecimento de água para as zonas Leste e Sul. Com a interligação, a zona Leste passa a ser abastecida parte pelo Sistema Belém Novo, parte pelo Sistema Menino Deus.

Devido ao serviço programado na Ebat Cristiano Fischer realizado na quinta-feira, 10, a um emergencial (rompimento de adutora) também na C. Fischer no sábado, 12, a uma queda de energia na Ebab (captação de água no Guaíba) Belém Novo na segunda-feira, 14, e após queda de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus na noite de terça-feira, 15, as pontas dos Sistemas Menino Deus e Belém Novo ainda não normalizaram. 

Saiba mais - Porto Alegre tem seis Sistemas de Abastecimento de Água (SAA). São chamados sistemas porque reúnem um conjunto de unidades que se relacionam em ordem: a Estação de Captação de Água Bruta (Ebab) retira a água do Guaíba e bombeia essa água (in natura) para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Das ETAs, a água tratada e própria para consumo é distribuída para as Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebat). As Ebats estão distribuídas pela cidade ao longo dos sistemas, de acordo com a distância e altura da região em relação à ETA. Quando há um evento emergencial em uma das estações de captação ou de tratamento de água, esse evento impacta em todo o sistema de abastecimento, porque impacta na ‘produção’ de água própria para consumo. Os eventos emergenciais em estações de bombeamento de água tratada têm impacto restrito à área imediata que abastecem.  

 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes