EPTC busca mais segurança com motos no trânsito

25/03/2019 16:36

selo

Gustavo Roth/EPTC PMPA
EPTC
Óculos virtual possibilitou acompanhar situações reais do cotidiano da circulação

Sinal de alerta no trânsito da Capital. Metade das vítimas fatais (9 de 18) deste início de ano envolveram motos, entre condutores e caronas. Em razão desta preocupante realidade, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deu prosseguimento, na manhã desta segunda-feira, 25, às ações educativas por mais segurança na circulação dos motociclistas. A atividade, com abordagens e distribuição de material informativo, aconteceu no estacionamento da rua General Câmara, Centro Histórico. O evento, com apoio do Lions Club Internacional, inserido na programação da Semana de Porto Alegre, contou, também, com vistorias gratuitas das motos. Ação semelhante está prevista para esta quinta-feira, 28, junto ao Hospital Pronto Socorro (HPS), das 11h às 14h.

Gisele Flores, presidente do Instituto Sobre Motos, elogiou a iniciativa da EPTC. E reforçou a preocupação com a segurança: “Nós, motociclistas, devemos dar total atenção às questões da segurança, no uso dos equipamentos adequados e também na pilotagem defensiva. Ainda neste último final de semana um pássaro bateu no meu capacete, um risco se eu não estivesse protegida. A viseira também é fundamental para proteger principalmente em choques contra insetos. Nunca vamos esquecer a revisão mecânica, medida fundamental, entre outras preocupações. O carona das motos igualmente deve ter um comportamento adequado, para manter o equilíbrio. Beber, nem pensar. Vale para os condutores e também para os caronas”. 

A motociclista Bruna Ferreira participou da vistoria gratuita. Ela usa sua moto para frequentar aulas de enfermagem na área central. E também fez a experiência com óculos virtual, que possibilita o acompanhamento de um vídeo com situações reais do cotidiano da circulação, incluindo momentos de imprudências: “É importante este tipo de evento, como alerta sobre riscos que todos enfrentamos no dia a dia das ruas. O trânsito é um espaço de todos nós. E todos somos responsáveis para uma mudança de cultura, com menos riscos de acidentes”.

O agente Diego Marques, da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM), lembrou o esforço da EPTC em reduzir os casos de acidentes: “Além das ações diárias de fiscalização, a EPTC desenvolve um trabalho permanente de educação para o trânsito. Hoje estamos aqui nas ruas. Mas realizamos programas permanentes em escolas, empresas e em outros locais. A questão da segurança das motos é prioridade neste esforço por um trânsito com menos conflitos. Mas representa uma missão de todos os segmentos da nossa sociedade”. 

Veja aqui a programação completa da Semana de Porto Alegre

  

 

Claudio Furtado

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes