EPTC faz ação educativa junto ao transporte coletivo

09/05/2019 08:31
Luciano Lanes/PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Atividade faz parte do maio amarelo e visa à prevenção de atropelamentos

A Prefeitura de Porto Alegre, pela Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realiza, na manhã desta quinta-feira, 9, atividade educativa envolvendo o transporte coletivo da Capital. A ação acontece às 10h30, na empresa Nortran Transportes Coletivos, rua Nortran nº 205, bairro Passo das Pedras, com orientações aos condutores e cobradores para uma circulação mais segura, principalmente na prevenção de atropelamentos. A ação faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo, a partir de estudos desenvolvidos no Programa Vida no Trânsito sobre causas da acidentalidade nas vias de Porto Alegre.

De acordo com dados estatísticos da Coordenação de Indicadores e Engenharia de Tráfego (CIET) da EPTC, em 2018, de um total de 79 pessoas envolvidas em atropelamentos por ônibus urbanos, seis morreram, e 73 ficaram feridos. Em 2019, até o final de abril, 32 pedestres se envolveram em atropelamentos por ônibus urbanos, com 30 feridos e duas vítimas fatais. Nos dados gerais da acidentalidade igualmente com o transporte coletivo urbano, como colisões, atropelamentos, etc, em 2018 ocorreram 580 acidentes, com 352 feridos e 11 mortes. Em 2019, até abril, os números gerais são os seguintes: 199 acidentes, com 113 feridos e duas vítimas fatais.

Diego Marques, coordenador da CEM, detalha a ação na Nortran: “O evento desta quinta-feira na Nortran dá continuidade a uma série de atividades educativas desenvolvidas pela EPTC junto às empresas de ônibus da capital, com foco principal nos cuidados para evitar atropelamentos, principalmente envolvendo pedestres idosos, que é um segmento mais fragilizado neste sentido. Reforçamos os cuidados no trânsito aos condutores e cobradores, assim como fazemos também com os pedestres, para uma circulação mais segura para todos”.

Na sexta-feira, 10, pela manhã, dentro das ações do projeto Mobilidade Social, a CEM realizará uma ação pedagógica na Escola de Educação Infantil Amigo Germano. À tarde, uma capacitação para multiplicadores de educação para o trânsito ocorre na ONG Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente (MDCA), na Zona Leste de Porto Alegre. Na tarde de sábado, 11, será realizada ação de educação e sensibilização no Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), envolvendo a comunidade.

Maio Amarelo / Agenda da semana:

9 de maio - quinta-feira

8h - Palestra Grupo Troca (avenida Willy Eugenio Fleck, 305)

10h30 - Projeto Idoso - Nortran (rua Nortran, 205)

14h30 - Palestra Ambev (rua Voluntários da Pátria, 2619)

16h - Projeto Idoso - Nortran (rua Nortran, 205)

10 de maio, sexta-feira

9h - Reunião Pedagógica - Amigo Germano (rua Santana, 1225)

13h30 - Oficina Educadores MDCA (avenida Antônio de Carvalho, 535)

11 de maio, sábado

12h - Evento Cesmar (estrada Antônio Severino, 1493)

Claudio Furtado