EPTC lembra em novembro as vítimas do trânsito

06/11/2018 16:14

Ano passado, 37 mil pessoas perderam a vida em razão de acidentes nas ruas e estradas do país. Foram gastos cerca de R$ 56 bilhões com essas ocorrências. Diante dessa realidade preocupante, a Prefeitura de Porto Alegre, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), vai lembrar, em novembro, as vítimas do trânsito. Mesmo com o menor índice de mortes em 20 anos na Capital e uma redução de 20% com relação ao ano anterior, Porto Alegre mantém ações constantes para diminuir esses números. 

A primeira atividade alusiva ao tema ocorre nesta quarta-feira, 7, e será realizada com alunos do Ensino Médio do Colégio São Judas Tadeu. A ação é promovida pela EPTC, em parceria com Samu e Cruz Vermelha, e tem como objetivo colocar os jovens na situação do acidentado, para alertar sobre os riscos do comportamento inseguro no trânsito. 

Serão apresentados aos alunos dados sobre vítimas de acidentes fatais ou que resultam em feridos, as principais causas e consequências dessas ocorrências. Após a divulgação dos dados, a agente Kátia da Cruz dos Santos, que sofreu um atropelamento, fala sobre o acidente, sua recuperação e as dificuldades pelas quais ela passou, uma vez que as sequelas nem sempre são visíveis para todos. “A Kátia foi escolhida por ter afinidade com a área de educação para mobilidade, facilidade de comunicação com o público escolar e por já estar recuperada psicologicamente do acidente, podendo reviver o trauma de forma mais tranquila em frente à plateia”, explica a coordenadora de Educação para Mobilidade da EPTC Fabiana Kruse. Os jovens também serão convidados, pela Cruz Vermelha e Samu, a participar de uma simulação de acolhimento do acidentado, com macas e procedimentos básicos de socorro às vítimas.

Outras atividades que serão realizadas no mês de novembro: 

Viagem Segura 14/11 – agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) e o Lions Club, falam aos passageiros dos ônibus da Rodoviária sobre a importância do uso do cinto de segurança. 

Circuito Urbano, 18/11 - Para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, 18 de novembro, será criado um Circuito Urbano para alertar sobre os principais riscos de acidentes. Serão feitas demonstrações sobre a falta de atenção provocada pelo uso do celular ao dirigir, alertas com relação ao respeito do espaço do ciclista e a situação inversa - com a demonstração dos pontos cegos do ônibus (onde o ciclista deve evitar circular), entre outras atividades.

Seminário Boas Práticas Famurs, 21/11 - Seminário onde serão apresentadas boas práticas em gestão de trânsito de diversos municípios do RS, no dia 21, durante todo o dia, no auditório da Famurs. Atividade em parceria com a Famurs, Detran-RS e Cetran. 

Sinalização Salva Vidas, previstas para 28/11 - Ação educativa da Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) e Gerencia do Mobiliário e Sinalização Viária (GMSV) para alertar sobre a importância da sinalização para segurança no trânsito e também para os gastos com a reposição de materiais que necessitam ser substituídos em razão de vandalismo. 

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes