EPTC promove segunda edição do Pedal da Paz neste domingo

14/04/2019 08:31

Em comemoração ao mês do ciclista e ao Dia Mundial do Ciclista, 15 de abril, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smim), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), Secretaria Municipal de Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), promoverá neste domingo, 14, a segunda edição do Pedal da Paz. O evento acontecerá às 9h, na Praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro.

Os interessados devem se inscrever neste link e levar 1kg de alimento não perecível, que será doado à uma instituição filantrópica de Porto Alegre. O credenciamento dos participantes inicia-se às 9h, diretamente na Praça Júlio Mesquita. Às 9h30 haverá um alongamento monitorado por um profissional de Educação Física. Para quem deseja utilizar as bikes dos aplicativos de empréstimo, existe, próximo a praça Júlio Mesquita, uma estação do BikePOA e um ponto de bicicletas da empresa Loop, na Orla do Gasômetro. As bicicletas serão repostas para que todos possam participar do evento. Às 10h os ciclistas sairão da Praça Júlio Mesquita e farão um percurso de 12 km.

No fim do passeio, os organizadores do evento receberão os ciclistas para uma confraternização com a presença de food trucks e brincadeiras em um ambiente com música. Além disso, terá um ônibus na praça onde os ciclistas serão convidados a sentar no lugar do motorista para perceberem os pontos cegos, onde quem está dirigindo não vê o ciclista e, com isso, identificar os locais onde não devem ficar próximo de um ônibus.

Haverá premiações para os ciclistas que se destacarem nas seguintes categorias: bike mais colorida; bike mais original; bike fantasia; bike pet; maior grupo organizado; ciclista mais jovem; ciclista mais idoso.

Itinerário - Av. Edvaldo P.Paiva (B/C); av. Pres. João Goulart; rua dos Andradas; praça Padre Tomé; av. Mauá; av. Pres. João Goulart; av. Edvaldo P. Paiva; av. Padre Cacique; av. Diário de Notícias; retorno na av. Diário de Notícias (B/C) em frente ao BarraShoppingSul; rua Estevão Cruz; av. Pinheiro Borda; av. Padre Cacique; rua Fernando Lucio da Costa (Rua B); av. Edvaldo P. Paiva; av. Aureliano de Figueiredo Pinto; av. Edvaldo P. Paiva até av. Pres. João Goulart.

O evento tem o apoio das seguintes empresas parceiras da EPTC: PedAlegre, Sindiatacadistas, Cataventus, Liga de Heróica, Cicloatividade, Ciclerama, Volta e-bike, Loop e Tembici.

Liane de Oliveira (estagiária) / Supervisão: Gabriela Duarte

Andrea Brasil