Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Infraestrutura e Mobilidade Urbana

EPTC reforça orientações sobre circulação na área da orla

20/09/2018 18:01
Joel Vargas / PMPA
 ORLA DO GUAÍBA
Intenso movimento, principalmente nos finais de semana, exige atenção de motoristas e pedestres

Devido ao intenso movimento, principalmente nos finais de semana, na Orla Moacyr Scliar, novo polo de atração turística da cidade, a EPTC renova as orientações aos motoristas e pedestres sobre a circulação naquela área. 

Área para Embarque e Desembarque

- Para organizar a circulação na região foi criada uma área para embarque e desembarque de veículos particulares, táxis e transporte por aplicativos. Fica na av. Loureiro da Silva, na altura do número 255 (próximo à Câmara de Vereadores).  

Ônibus

- Quem desejar estacionar na área central e optar fazer o deslocamento por ônibus até o parque urbano, pode utilizar as linhas com saída dos terminais Uruguai e Cassiano do Nascimento (imediações da prefeitura e Mercado Público). 

Caminhada 

- Outra opção é fazer o deslocamento por ônibus até o Terminal Cassiano do Nascimento ou Terminal da Uruguai e seguir até a orla a pé. Do Mercado Público até o Gasômetro, são 15 minutos de caminhada. 

BikePOA

- Quem desejar fazer deslocamento por bicicleta até a área do parque urbano pode utilizar estações do BikePOA. Exemplos de estações: Mercado Público (aproximadamente oito minutos de bicicleta até o Gasômetro); rua dos Andradas, da Praça Itália, próximo do Shopping Praia de Belas; da Praça Brigadeiro Sampaio, entre a av. João Goulart e a rua dos Andradas. Há estações, também, nas imediações do BarraShoppingSul, av. Diário de Notícias, e junto ao Museu Iberê Camargo, av. Padre Cacique, para quem desejar o deslocamento da zona Sul até o parque urbano.

Trânsito

- além da possibilidade de utilização dos estacionamentos privados naquela região, os condutores devem ficar atentos à sinalização viária. É proibido estacionar sobre calçadas, portas de garagens, canteiro central e também sobre a ciclovia, além dos espaços destinados às paradas de ônibus. 

- as vias que apresentam mais espaços para estacionamento naquela região, além das ruas internas da área central, sempre de acordo com as placas indicativas de sinalização, são as seguintes: Mauá e Augusto de Carvalho, além da João Goulart, Aureliano de Figueiredo Pinto e Loureiro da Silva.

- é proibido o estacionamento de veículos na av. Beira-Rio, sentido Centro-bairro, em toda a extensão, e também no bairro-Centro, entre a Rotatória das Cuias e a Rótula do Gasômetro, espaços destinados ao lazer durante os finais de semana e feriados.

- agentes de fiscalização de trânsito monitoram a circulação com efetivo reforçado, orientando motoristas e pedestres. As placas indicativas da sinalização viária estão atualizadas. As dúvidas devem ser encaminhadas aos fiscais de trânsito da área ou mesmo à Brigada Militar, para atender questões de segurança.

Rotas Alternativas

- além do deslocamento para a orla via av. Mauá, principalmente para quem chega à área central pela av. da Legalidade, há possibilidade de utilizar a seguinte rota alternativa até às imediações da Orla Moacyr Scliar: Túnel da Conceição, Sarmento Leite e Loureiro da Silva. Quem quiser fazer deslocamento para a zona Sul, sem a necessidade de passar pela área do parque urbano, pode seguir pelo Túnel da Conceição, Viaduto dos Açorianos e Borges de Medeiros.

Mais informações sobre estacionamentos áreas de embarque e desembarque, paradas de ônibus e terminais localizados nas imediações do parque urbano estão no site da EPTC:  www.eptc.com.br, ou pelo fone 118. 

Parque Urbano – Inaugurada oficialmente em 29 de junho, a Orla Moacyr Scliar – primeiro trecho do Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba – recebe em média 50 mil visitantes a cada fim de semana. Tornou-se programa de lazer para milhares de gaúchos, mesmo nos dias frios do inverno. Pela Lei 12.402, de 23 de abril de 2018, o trecho foi batizado em homenagem ao médico e escritor porto-alegrense. Conta com ciclovia e passeio público, mirantes, quadras esportivas, ancoradouro para barcos de passeios turísticos, quatro bares e um restaurante panorâmico. Orçada em R$ 71 milhões, a obra projetada pelo arquiteto Jaime Lerner foi executada com recursos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

O Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba totaliza 56.700 metros quadrados. O segundo trecho planejado está entre a chamada Rótula das Cuias e o Anfiteatro Por do Sol e deverá contar com espaços de lazer. O terceiro compreende o trecho entre o Anfiteatro Por do Sol e o Parque Gigante do Sport Club Internacional e deverá dispor de áreas de lazer e espaços para a prática de esportes. Está previsto, ainda, um quarto trecho, até o Arroio Cavalhada.

 

Gilmar Martins