Iniciada a obra de 1,7 Km para conclusão da ciclovia da Ipiranga

03/09/2019 14:55
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
O prefeito Nelson Marchezan Júnior esteve no canteiro de obras nesta terça-feira

Começou na avenida Ipiranga a obra de conclusão da ciclovia. O trecho final, de 1,7 km, vai da avenida Salvador França até a avenida Coronel Lucas de Oliveira e será entregue à população como contrapartida do Iguatemi pela expansão do shopping. Desde 2016, todas as extensões de ciclovias implantadas em Porto Alegre foram construídas por meio de compensação a projetos imobiliários realizados pelo setor empresarial, conforme explica o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

“Durante este governo, entregamos alguns trechos de ciclovias sem recursos do Tesouro Municipal, através de contrapartidas da iniciativa privada, mas, para o próximo ano, queremos ampliar o número de entregas com financiamentos própriosâ€, afirma Marchezan. “Este é um importante trecho, que vai unificar desde a Orla do Guaíba até a Antônio de Carvalho, uma avenida propícia para esse tipo de via, sem interferir na mobilidadeâ€, reforça.

O secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, observa que a população já aderiu ao uso da bicicleta como meio de transporte e que esta agora poderá ser uma opção também para estudantes da PUCRS, por exemplo. "A circulação de ciclistas na avenida Ipiranga é cada vez mais intensa. Com a ligação direta com a Orla e a Goethe, passando por todos os bairros desde o início da avenida, os ciclistas terão um espaço mais seguro para quem escolhe esse modal, seja para o deslocamento ao trabalho ou para lazerâ€, diz ele.

Considerando o término das obras na avenida Ipiranga, Porto Alegre passará a contar com cerca de 50 quilômetros de ciclovias implantadas ou em execução. Com a ligação direta com a Orla e universidades, toda a Ipiranga terá um espaço mais seguro para quem escolhe a bicicleta como meio de transporte. A extensão total é de 9,415 quilômetros, entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho.