Plano Municipal de Mobilidade Urbana é apresentado no Hackatown

19/01/2019 08:30
Luciano Lanes / PMPA
Plano Municipal de Mobilidade Urbana é apresentado no Hackatown
Prazo para conclusão da elaboração do documento é abril de 2019

A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), apresentou na noite dessa sexta-feira, 18, no Hackatown, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Porto Alegre. O objetivo do encontro é unir sociedade civil, empresas, iniciativas sociais e órgãos públicos para juntos pensarem projetos de impacto positivo na área da mobilidade.  

No evento, que ocorre até domingo, 20, no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), foi traçado um panorama geral de tudo que é pensado e desenvolvido e a complexidade de conectar uma cidade de grande extensão contando ainda com um fluxo grande de transportes da região metropolitana. “É importante estar nesse evento porque assim conseguimos chegar até esse público, mostrar o que fazemos e ouvir as inovações que vão surgir”, ressaltou Vânia Cristina de Abreu, coordenadora do projeto de mobilidade de Porto Alegre.
 
O plano municipal de mobilidade está sendo construído com o apoio técnico da WRI Brasil e do Ministério das Cidades. O prazo para conclusão da elaboração do documento é abril de 2019, conforme estabelecido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587).
 
ConstruaPOA - O gerente de Planejamento de Trânsito e Circulação da EPTC, João Paulo Cardoso Joaquim, falou sobre a missão de gerir e qualificar a mobilidade urbana e apresentou a plataforma ConstruaPOA, pela qual a sociedade e empresas podem doar e ajudar na construção da cidade e os decretos de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e Manifestação de Interesse Privado (MIP) que facilitaram para a concretização de parcerias para o crescimento da cidade. 

Durante o evento, os mais de 50 participantes foram divididos em 10 grupos que são serão eixos de discussão até domingo: mobilidade ativa (a pé e sobre rodas), transporte público coletivo e transporte individual motorizado entre outros. Além disso, esses grupos tem o desafio ainda de pensar dentro das suas equipes com o foco em gênero, território e acessibilidade. Nesta edição do Hackatown, estão envolvidas as organizações e iniciativas Minha Porto Alegre, Point - Facilitação Criativa, Shoot The Shit, Mercado Brasco, Global Shapers e WRI Brasil. 

O Hackatown Mobilidade segue ainda neste sábado, 19 e encerra no domingo, 20, quando serão apresentadas as ideias de cada grupo para Plano de Mobilidade Urbana do município. O evento contou ainda com a presença do secretário de comunicação, Orestes de Andrade Jr.
 
 
Jaques Machado

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes