Prefeitura repassa a asilo veículo doado por Ministério

14/12/2018 18:06

A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), recebeu nesta sexta-feira, 14, um veículo que foi repassado para o Asilo Padre Cacique. O micro-ônibus, adaptado para acessibilidade, foi doado pelo Ministério de Desenvolvimento Social, dentro do programa de serviço de mobilidade do Sistema Único de Assistência Social (MobSuas), instituído pela portaria federal nº 2.600. O objetivo é prover a rede de assistência social com os meios necessários para a mobilidade de idosos, pessoas com deficiência e usuários do Suas.

A secretária Denise Russo e o presidente do Conselho Diretor do Asilo, Edson Brozoza, receberam o ministro Alberto Beltrame na sede da instituição para um encontro informal com os idosos que moram no Padre Cacique e para a apresentação do veículo.

A secretária destacou a importância dessa ação conjunta do Governo Federal, Estado, município e organizações sociais. “Um dos grandes desafios do Desenvolvimento Social é a gestão pública atuar próxima das reais necessidades das comunidades, das pessoas. Quando se consegue fazer isto, com parceria, temos o resultado que buscamos de forma mais célere. O veículo será de imensa utilidade. Além da acessibilidade e do conforto, vai possibilitar o uso em outros atendimentos”, enfatiza.

O ministro Beltrame  agradeceu a agilidade e eficiência no trâmite administrativo do município para que a doação se efetivasse em curto prazo de  tempo. “Tivemos uma enorme dificuldade de trâmite burocrático nesses últimos dias e a prefeitura desatou todos os nós. Obrigado por criar a viabilidade de fazermos esta entrega. Esse ônibus vai dar mobilidade a vocês que aqui moram e possibilitar momentos mais prazerosos e felizes. Este veículo é sinônimo de liberdade aqui”.

O presidente do Asilo, Edson Brozoza, citou o momento diferenciado que o Asilo vive com a possibilidade de levar os moradores para reverem a cidade. Hermínio Costa D’ Andréa, jornalista de 94 anos e há 20 anos morador do Padre Cacique, fez questão de falar sobre a importância do presente. “Vamos passear bastante e ver a cidade outra vez”, disse, entusiasmado.

Marcelina Paz, 75 anos, há quatro no asilo. também quis mandar seu recado. “Estou muito feliz e quero deixar o meu agradecimento".

O primeiro passeio foi realizado no inicio da tarde para a participação dos idosos na cerimônia oficial de doação no Palácio Piratini. Além de Porto Alegre, outros 76 municípios receberam veículos do programa MobSuas.

Maria Emília Portella

Gilmar Martins