Primeira faixa reversível automatizada entra em operação

20/11/2018 19:04
Eduardo Beleske / PMPA
EXECUTIVO
Marchezan parabenizou equipes envolvidas com iniciativa para melhorar a cidade

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e Empresa Pública de Transporte de Circulação (EPTC), anuncia a liberação do trecho e início da operação da primeira faixa reversível automatizada da Capital e uma das primeiras do país. Os equipamentos foram ligados durante a tarde desta terça-feira, 20, e integram as alterações para qualificação viária na região das avenidas Cel. Marcos e Wenceslau Escobar. O tempo para deslocamento no trecho, que tem 1,8 km, deve reduzir em 50%. Com relação aos acidentes, a estimativa é que diminuam 25% em acidentes e feridos. A obra foi a primeira a ser viabilizada por meio de doações, através da ferramenta ConstruaPOA, do aplicativo #EuFaçoPoa.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior, em sua manifestação, parabenizou as equipes envolvidas e a iniciativa de buscar apoio para melhorar a cidade. “Parabenizo todos àqueles da prefeitura que dizem o sim, que pegam o telefone e resolvem problemas. Para quem vive aqui na região Sul esse é um grande diferencial. É uma inovação, algo diferente que acontece em grandes cidades, e como toda inovação na máquina pública, deve ser prestigiada”, enfatiza o prefeito.

O fluxo de veículos será determinado pela sinalização indicada nos semáforos: uma seta vermelha indica a faixa liberada e um X indica que o fluxo está no sentido inverso. A previsão é organizar o fluxo conforme o movimento e avaliação da EPTC: duas faixas que vem da zona Sul durante a manhã e duas que retornam do Centro em direção à zona Sul do meio da tarde em diante. “Esse é o comportamento rotineiro do trânsito na região, mas é muito importante que os motoristas e pedestres estejam atentos e se familiarizem com a sinalização dos semáforos. Em qualquer situação atípica eles podem indicar outra configuração na mobilidade”, explica o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.

“A qualificação viária dessa região, por essa sinalização moderna, vai permitir uma melhora significativa no fluxo da região. É uma obra com investimento baixo e grande entrega para cidade”, destaca o secretário da Smim, Luciano Marcantônio. O investimento do município foi de R$ 220 mil, além da participação da sociedade civil com a doação de 3.500 kg de cimento asfáltico e 416 kg adesivo para fixação de tachas, que têm valor estimado de R$ 15 mil. O vereador Elizandro Sabino, secretário da Smim durante a o planejamento da obra, parabenizou o Banco de Projetos da Prefeitura que, por meio do ConstruaPOA, viabilizou as obras. “O deslocamento consumia até 21 minutos durante os picos da manhã e tarde e deve ser reduzido pela metade. Em nome da Câmara de Vereadores parabenizo todos os envolvidos e destaco que é um dia muito especial para os moradores da zona Sul e Extremo Sul de Porto Alegre”, comemora.

Também estiveram presentes na entrega do Trecho 1 e 2 o vereador Gilson Padeiro, o gerente de Planejamento de Trânsito e Circulação da EPTC, João Paulo Cardoso Joaquim, além da ex-diretora técnica da EPTC, Carla Meinecke.

ConstruaPOA  - A ferramenta foi desenvolvida pela Procempa e EPTC, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim). Tem como objetivo facilitar e dar transparência ao processo de doações por parte da sociedade civil. As doações podem ser realizadas apenas em material a ser usado na obra ou projeto. É proibida a doação em dinheiro, exceto na hipótese de se tratar de doação destinada à projeto ou atividade relacionada à educação para mobilidade. Os doadores podem indicar a destinação específica do bem ou serviço doado, desde que atendido o interesse público. Fornecedores da prefeitura não podem realizar doações.

As doações para projetos estão disponíveis no App separadas por categoria:

- Saúde
- Educação