Projeto prevê R$ 50 milhões para recuperação de vias

Cristine Rochol/PMPA
SMIM
Avenida Assis Brasil está entre as vias contempladas no projeto

O Executivo enviou à Câmara de Vereadores projeto de lei que autoriza o Município a contratar operação de crédito de até R$ 50 milhões para investir em melhoria estrutural e funcional de vias. O financiamento foi pleiteado junto ao Banco do Brasil, que já aprovou o pedido, demonstrando a confiança das instituições financeiras na capacidade de investimento de Porto Alegre. “A prefeitura recuperou o crédito graças às reformas estruturais realizadas com apoio do Legislativo”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior. O projeto foi encaminhado nessa quinta-feira, 12.

O documento prevê a execução de obras de pavimento em 23 trechos (33 quilômetros). A necessidade do investimento se deve às más condições de conservação das vias urbanas, que ultrapassaram a vida útil e sofrem com aumento de volume de tráfego de veículos. “As ações rotineiras de conservação e os recursos aplicados em obras de recuperação são insuficientes. Este projeto vai melhorar a infraestrutura viária e mobilidade urbana de Porto Alegre”, diz o prefeito. Nos últimos dez anos, a média anual de aplicação de recursos no Programa de Recuperação de Pavimentos foi de R$ 10 milhões/ano.

As obras também trarão benefícios públicos e economia aos cofres municipais. Estudos indicam que os custos para reconstrução de pavimentos danificados podem chegar a até oito vezes o valor de uma obra de recuperação. O projeto prevê a recuperação estrutural do pavimento asfáltico desde a base, com remoção da estrutura antiga por completo e criação de um novo pavimento.

De acordo com o cadastro viário da prefeitura, a cidade tem 2.790 quilômetros de vias públicas, dos quais 1.155 quilômetros são pavimentados com revestimento asfáltico, que representam 42% da extensão da malha viária. Destes, 120 quilômetros de vias precisam de recuperação estrutural. Entre os trechos de vias que serão contempladas no projeto estão: Cristóvão Colombo, Benjamin Constant, Assis Brasil, Sertório, Estrada João de Oliveira Remião, Estrada Belém Velho, rua Santo Antônio, General Câmara, entre outros.

Lissandra Mendonça

Andrea Brasil