Smim analisa propostas para reformar cobertura do Triângulo

14/05/2019 17:10

A obra estrutural de reforma no telhado do mais importante terminal de ônibus urbano de Porto Alegre deve começar em breve. A prefeitura e o Grupo Zaffari estão finalizando a análise e validação do escopo final e dos orçamentos para a execução dos serviços no Terminal Triângulo. A definição deve ocorrer em até 30 dias. O local está sem cobertura há quatro anos, devido a um temporal que destelhou a estação.

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) finalizou em abril a análise do material técnico do projeto estrutural para fechamento e manutenção da cobertura do Terminal Triângulo elaborado por empresa contratada pelo Zaffari. O projeto foi aprovado, estando de acordo com as diretrizes do laudo validado pela prefeitura em fevereiro para solucionar as patologias apresentadas na estrutura. Com isso, o Grupo Zaffari iniciou os orçamentos para os serviços. “Recebemos três cotações de todos os serviços. Temos o indicativo de que a obra será realizada em até oito meses, após a ordem de inícioâ€, informa o secretário municipal adjunto de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.

A prefeitura e o Grupo Zaffari assinaram, em 15 de janeiro, um Termo de Conversão em Ãrea Pública (TCAP), que vai permitir a reforma da cobertura do terminal como compromisso da empresa para que possa instalar um novo empreendimento na Zona Norte da cidade. De acordo com o Decreto nº 18.431, de 22 de outubro de 2013, para a construção de empreendimento de grande porte (terreno maior que 3 mil metros quadrados), a empresa deve doar à prefeitura 20% da área, decorrente do parcelamento do solo, constante no Plano Diretor. No caso específico, esta doação em área foi substituída pela execução de um serviço no entorno do futuro empreendimento e considerado pela prefeitura como de extrema importância para a população.

O Terminal Triângulo está localizado na Zona Norte de Porto Alegre, na avenida Assis Brasil, próximo à bifurcação com a avenida Baltazar de Oliveira Garcia. A área total é de aproximadamente 15 mil metros quadrados, com cobertura em 7 mil metros quadrados. É o mais importante terminal de ônibus urbano de Porto Alegre, dada as suas dimensões, volume de passageiros e importância para a rede de transporte coletivo da Região Metropolitana.

Isabel Lermen

Gilmar Martins