Educação pauta debate em oficinas para as relações étnico-raciais

05/11/2019 16:24
Eduardo Beleske / PMPA
PLANEJAMENTO
Próxima edição da oficina será em 4 de dezembro

O terceiro módulo das Oficinas para as Relações Étnico-Raciais: Conhecer para Erradicar ocorreu na tarde desta terça-feira, 5, no auditório da Escola de Gestão Pública. Com mais de 70 participantes, o tema abordado pela professora da Faculdade de Educação da Ufrgs Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher e pela assessora técnico-pedagógica Patrícia da Silva Pereira foi o Histórico das Relações Étnico-Raciais e o Processo de Construção das Ações Afirmativas. 

Além de falar sobre questões do racismo e das ações afirmativas para a população negra, as palestrantes destacaram que o desafio na área educacional não é mais o acesso, mas a permanência e a qualificação das atividades para os alunos. “A representatividade tem que estar no texto, no brinquedo, no livro pedagógico”, exemplifica Patrícia, ressaltando a importância de ações como as oficinas promovidas pela Coordenação de Avaliação e Desempenho Funcional (CDAF) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) para instrumentalizar servidores nas suas áreas de trabalho. 

Ao apresentar o contexto histórico da formação das ações afirmativas e a adesão do Brasil a propostas de organismos internacionais, como a ONU, a professora Gládis destacou a função reparadora das políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo e à construção de iniciativas como a adoção do sistema de cotas em concursos públicos e universidades e a inclusão de conteúdo, como história e cultura africana nos currículos escolares.

Patrícia enfatizou a importância da coleta e de tratamentos dos dados para o desenvolvimento de medidas concretas de enfrentamento ao racismo nas escolas e para que as instituições tenham acesso a formas de financiamento e a recursos específicos para projetos voltados a alunos negros, quilombolas e indígenas. 

A próxima edição da oficina será em 4 de dezembro, quando a procuradora municipal Líbia Suzana Garcia da Silva e o diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Porto Alegre, Lúcio Almeida Machado, falarão sobre População Negra no Serviço Público. O evento será a partir das 14h, no auditório da Escola de Gestão Pública.

 

Eliane Iensen

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes