Encontro com servidores aborda prevenção a acidentes de trabalho

05/11/2019 18:59

A importância da vigilância e da prevenção para a saúde do servidor foi o tema da palestra realizada nesta terça-feira, 5, no auditório da Escola de Gestão Pública, pela coordenadora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), fisioterapeuta Fabiana Hermes Suprinyak, e pelo médico do Trabalho do Cerest Geraldo Souza Filho. O evento integra a programação da 5ª Semana de Saúde do Servidor e reuniu participantes das Comissões de Segurança e Saúde do Trabalho e RHs das Secretarias e órgãos da prefeitura.

Durante o evento, os especialistas falaram sobre as atribuições dos servidores que fazem parte das CSSTs e  da importância de identificar os fatores de risco para o desenvolvimento de ações dirigidas à prevenção de doenças, acidentes de trabalho e de melhoria das condições dos ambientes laborais. Além disso, foi destacada a importância de campanhas educativas para reduzir o número de acidentes nos ambientes de trabalho, principalmente em áreas como as da saúde, educação e segurança.  

Para esta quarta-feira, 6, seguindo as atividades da 5ª Semana de Saúde do Servidor, será realizado o 9º Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho, também no auditório da EGP,  com a temática principal Sujeito, Trabalho e Saúde: Formas de Proteção e Cuidado. Neste evento será abordada a implantação do Acesso Mais Seguro e as interfaces com a saúde do servidor, ministrada pela assistente social Liliane Maria dos Santos, que coordena o Programa Acesso Mais Seguro (AMS) na Secretaria Municipal de Saúde. A temática das transformações do mundo do trabalho será abordada pela gerente do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Porto Alegre e da Vigilância em Saúde do Trabalhador do município, Fabiana Hermes Suprinyak.

 

Eliane Iensen

Gilmar Martins