Palestra sobre saúde mental marca encerramento do Abril Verde

30/04/2019 08:46

Para marcar o encerramento do Abril Verde, mês dedicado à conscientização e à orientação para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão promove, nesta terça-feira, 30, a palestra "Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho", com a psicóloga Mônica Kranen, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal da Saúde (CEREST/SMS). A coordenação do evento está a cargo da Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação Funcional (CDAF/DGPES/SMPG), da Escola de Gestão Pública (EGP), e do Grupo de Representantes das Comissões de Saúde e Segurança no Trabalho (CSSTs).

“A campanha tem um papel de conscientizar e alertar sobre a importância da promoção da saúde e da prevenção de acidentes nos locais de trabalho. É preciso que as pessoas tenham ambientes de trabalho adequados e saudáveisâ€, destaca a secretária de Planejamento e Gestão, Juliana Castro.

A atividade é voltada aos servidores municipais e será realizada a partir das 14h30, no auditório do Edifício Condomínio Intendente Montaury (Rua Siqueira Campos, 1300  - 14º andar). As vagas estão lotadas. O evento contará com as presenças do procurador do Ministério Público do Trabalho, Rogério Uzun Fleishmann, e do diretor da Vigilância em Saúde do Município, Anderson Araújo de Lima, além do diretor de Gestão de Pessoas da SMPG, Demétrio Vasnieski.

“Diante dos dados de que as doenças mentais estão cada vez mais prevalentes entre a população e, tanto no Brasil como no mundo, estão entre as maiores causas de afastamento e incapacidade para o trabalho, é urgente que discutamos sobre as relações entre trabalho e saúde mental, para que possamos prevenir o adoecimento entre os servidores municipaisâ€, destaca a coordenadora da CDAF, Aline Simões.

Orientação – Neste mesmo dia, das 9h30 às 11h30, haverá palestra do titular da Gerência de Saúde do Servidor Municipal (GSSM/SMS), Mário César Jerônimo Kurz,  aos representantes das áreas de Recursos Humanos e aos membros das Comissões de Segurança e Saúde do Trabalho (CSSTs), sobre o fluxo de atendimento e de notificação de acidentes de trabalho. Durante o mês, foram divulgados materiais informativos sobre acidentes de trabalho, orientações para o registro e encaminhamento e ações de prevenção.

Abril Verde – No mês de abril, órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho aderem à campanha Abril Verde, uma forma de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador. O mês de abril foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho.

Eliane Iensen

Andrea Brasil