Capital será sede de um dos maiores torneios de futebol do mundo

21/12/2018 14:20

Porto Alegre será sede, de 14 a 20 de janeiro de 2019, da IberCup – World Youth Football Tournament, um dos maiores torneios internacionais infantojuvenis de futebol do mundo. O evento ocorrerá no Sesc Campestre e no Centro de Treinamento do Grêmio Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, com a participação de equipes de 20 países. Será o primeiro torneio internacional do IberCup na América do Sul. Esta edição contará com mais de 200 equipes, com aproximadamente 3,5 mil atletas de 8 a 13 anos e 60 mil espectadores. 

O IberCup ocorre anualmente em Portugal, Espanha, Dinamarca, Japão e nos Estados Unidos. “Porto Alegre foi a escolhida, porque tem um sistema de proteção à infância reconhecido internacionalmente pelo trabalho desenvolvido na Copa de 2014, Copa América no Chile em 2015 e Olimpíadas de 2016. O sistema de proteção à infância da capital gaúcha é utilizado não somente em Porto Alegre, como também em várias cidades do Brasil e da América Latina, graças ao trabalho junto às redes Mercocidades e à Frente Nacional de Prefeitos”, destacou o coordenador executivo dos Conselhos Municipais e Relações Federativas da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Carlos Simões. A capital gaúcha foi escolhida sede da próxima edição do evento em janeiro deste ano, pela equipe de organização do IberCup.  

Segundo a assessora do Escritório de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliane Noschang, a chegada do evento é muito importante para a Capital, tanto pela magnitude do evento, trazendo diversos times mirins de clubes mundiais, como Paris Saint Germain (França), Manchester United (Inglaterra), entre outros, quanto para contribuir com a cadeia produtiva do trade turístico. “Janeiro é um mês de férias, considerado de baixa ocupação hoteleira e turística. O evento será uma oportunidade para Porto Alegre, pois terá grande circulação de público internacional, projetando a imagem do destino internacionalmente e contribuindo ao trade do turismo. A rede hoteleira já tem mais de 1,8 mil reservas durante o período do evento”, destaca Juliane. 

  

 

Camila Ferro

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes