Comunidade do Cristal enfrenta a chuva para participar do OP

Maria Ana Krack/ PMPA
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Mais de 120 pessoas participaram da assembleia regional na quarta-feira

A forte chuva que caiu em Porto Alegre na noite de quarta-feira, 30, não impediu que mais de 120 pessoas participassem da assembleia do Orçamento Participativo da região Cristal. Realizado no ginásio da escola municipal Professor Eliseu Paglioli, no bairro Cristal, o encontro serviu para que a comunidade fizesse questionamentos diretos aos representantes do Executivo que foram até o local. Nesta quinta-feira, 31, será realizada a plenária da Região Sul, às 19h, no CTG Descendência Farrapa (avenida Cavalhada, 6735, bairro Cavalhada).  Veja aqui o calendário das assembleias.

Durante a abertura do evento, o diretor de participação cidadã da prefeitura, Geovane Byl, divulgou números de participação do OP Digital, que entrou em funcionamento neste ano e está ampliando a participação dos cidadãos. “No ano em que o OP completa 30 anos, tivemos o OP digital com mais de 17 mil visitas à plataforma e 15,4 mil votos nas temáticas. E 19 países acessaram a plataforma do OP digital. Porto Alegre volta a chamar a atenção do mundo com o OPâ€, diz.

Durante os pronunciamentos, os presentes fizeram perguntas sobre as metas para o atendimento de crianças e adolescentes na região. Presente no encontro, o vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Joel Lovato, esclareceu que a fundação está trabalhando em contrapartidas que irão permitir a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na região. “O Cristal também está no foco dos editais de metas de atendimento que iremos lançar nos próximos mesesâ€.

Em sua fala, o secretário adjunto das Relações Institucionais, Filipe Tisbierek, ressaltou o compromisso da atual gestão de se comprometer em colocar no orçamento somente as demandas novas que tenham projetos e verbas definidas para a sua execução. “Precisamos de um OP com mais verdade, mais transparência e mais participaçãoâ€, afirma.

Ao final do encontro, foi apresentada a chapa de conselheiros eleita por unanimidade para o próximo ano. Jurema Barbosa e Orley Maria da Silveira serão as conselheiras titulares, tendo como suplentes Lindomar Oliveira e Leonardo Duarte da Silva.

O vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade, Nelcir Tessaro, o diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, o coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Educação, Vinicius Escobar, e o superintendente de Ação Social e Cooperativismo do Demhab, Emerson Correa, estiveram presentes no encontro e responderam as perguntas feitas pelos participantes.

Claiton Magalhães

Gilmar Martins