Conferência debate o desafio de envelhecer nos dias atuais

10/12/2018 12:53

A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 2018 começou nesta manhã e segue até as 16h desta segunda-feira, 10, no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado. Promovido pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais, o evento busca consolidar a participação social nas políticas públicas, dando visibilidade à defesa dos direitos dos idosos. Nesta edição, está em pauta o desafio de envelhecer nos dias atuais e as políticas públicas voltadas a esse público.

“Buscamos visibilidade e integração da pessoa idosa na sociedade. Hoje em dia já não é difícil a pessoa chegar aos 100 anos. No entanto, precisamos ter consciência de que atividade física e uma boa alimentação são fundamentais. O idoso não precisa se cuidar somente quando alcança os 60 anos, mas antes, quando jovem, podendo chegar a essa fase de forma saudável”, destaca a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Leci Soares Matos.

No segundo semestre deste ano, foram realizadas 23 pré-conferências preparatórias para a Conferência Municipal. “Porto Alegre possui cerca de 270 mil idosos e é a única cidade do país que faz pré-conferências. O objetivo foi garantir a máxima participação dos idosos em eventos realizados em todos os territórios da capital gaúcha”, diz o coordenador da assessoria técnica dos Conselhos Municipais, Carlos Simões.

Camila Ferro

Andrea Brasil