Relações Institucionais

27/03/2019 15:50
Geo Cereça/Divulgação SMRI/PMPA
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Consulados e prefeitura se reuniram nesta quarta

Porto Alegre é uma cidade que abre as portas para várias nações. Agora, diversos países também vão dar as boas-vindas à população com uma série de eventos promovidos na Capital. A programação das Semanas Internacionais foi apresentada nesta quarta-feira, 27, no Restaurante Rastkeller Baumbach, em uma reunião exclusiva para representantes da prefeitura com a Associação do Corpo Consular do RS (Accers).

Para Ricardo Malcon, presidente da Accers e cônsul-honorário do Líbano, o encontro foi um marco da aproximação dos 34 países representados no Estado com Porto Alegre.

“Reforçamos a interação com a capital gaúcha e queremos ainda promover Encontros Consulares periódicos, com diversos temas e convidados para ampliar as relações entre as diversas nações com a cidade e com todo Estado”, disse ele.

O tema do primeiro encontro foram as Semanas Internacionais. O gerente de Relações Consulares da Prefeitura Municipal, Ricardo Schlomer, detalhou a iniciativa para os representantes dos consulados, com o propósito de intensificar as ações.

“Por enquanto, já temos 13 semanas na programação, mas podemos ampliar as atividades e incluir novas semanas a partir do interesse dos consulados”, antecipou.

Nas Semanas Internacionais, o objetivo é realizar ações que promovam parcerias e oportunidades nas áreas de inovação, empresarial e cultural. A primeira Semana Internacional de 2019 foi dedicada à Irlanda, iniciou no dia 12 de março e culminou com o St. Patrick’s Day, no dia 17, com diversas atrações realizadas na segunda cidade do país com maior mobilização para celebrar a data, atrás apenas de Belo Horizonte.

No calendário, as atrações dos Estados Unidos ocorrem dentro Semana de Porto Alegre, que começou no dia 26 de março e vai até 2 de abril. De 5 a 14 de abril, será a vez da Semana da Língua Alemã. Também estão previstas as Semanas Internacionais de Israel, Uruguai, Espanha, Equador, Japão, Bélgica, Reino Unido, Itália, Argentina, Portugal e República Tcheca. Haverá ainda a Semana Calabresa, em agosto, e a Semana Internacional de Línguas, em setembro.

Calendário das Semanas Internacionais 2019 em Porto Alegre*:

26 de março a 2 de abril - EUA - atrações dentro da programação da Semana de Porto Alegre

5 a 14 de abril - Semana da Língua Alemã

26 de maio a 2 de junho – Israel

17 a 21 de junho – Uruguai

24 a 30 de junho – Espanha

5 a 10 de agosto – Equador

12 a 16 de agosto – Japão

15 a 25 de agosto – Semana Calabresa

26 a 29 de setembro – Semana Internacional das Línguas

1º a 4 de outubro – Bélgica

4 a 8 de novembro – Reino Unido

25 a 29 de novembro – Itália

A definir: Argentina, Portugal e República Tcheca

*Datas sujeitas à confirmação.

Camila Ferro

Matheus Beust