Cruzeiro prioriza saúde, assistência social, habitação e educação

30/10/2019 15:15

Maria Ana Krack / PMPA
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Mais de 170 pessoas compareceram na plenária regional do Orçamento Participativo

A assembleia do Orçamento Participativo da região Cruzeiro contou com música, dança, mostra de fotografias e debates sobre as áreas da saúde, assistência social, habitação e educação. Essas foram as quatro áreas definidas pelas mais de 170 pessoas que compareceram, na noite de terça-feira, 29, à Escola Municipal José Loureiro da Silva, no Santa Tereza, como prioridade de investimentos públicos. Nesta quarta-feira, 30, será realizada a plenária da região Cristal, na escola municipal Eliseu Paglioli (rua Butuí, 221, bairro Cristal). E na quinta-feira, 31, será a vez da Região Sul, às 19h, no CTG Descendência Farrapa (avenida Cavalhada, 6735, bairro Cavalhada).  Veja aqui o calendário das assembleias.

O hip hop do projeto social Icea Malvina, a banda marcial e o coral da Amavtron, a dança da escola de educação infantil Arapeí e uma mostra de fotos feitas pelo serviço de convivência da Casa Santo Henrique abriram a assembleia. Durante o encontro ficou definida a nova nominata dos conselheiros que irão representar a região. Foram eleitos em chapa única Ubirajara Junior e Wendel Boanova Escarcel como titulares e Juarez Souza de Oliveira e Sara Rúbia de Silva Vargas como suplentes.

Em seus pronunciamentos, a comunidade questionou os representantes do governo sobre áreas como saúde e assistência social. “Tivemos avanços importantes aqui na região da Cruzeiro, com destaque para a assistência odontológica, em parceria com o Sesc, na ala pediátrica do Postão da Cruzeiro, a unificação da unidade Nossa Senhora Medianeira com a Vila dos Comerciários. Mas temos muito a avançar, sabemos disso”, explica o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer.

O secretário adjunto da secretaria de Relações Institucionais, Filipe Tisbierek, apresentou os investimentos demandados pelo OP que serão feitos na região. “Nosso compromisso tem sido o de colocar no orçamento somente as demandas novas que serão efetivamente executadas”.  O vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim), Nelcir Tessaro, o vice-presidente da Fasc, Joel Lovato, e o diretor de Participação Cidadã da prefeitura, Giovane Byl, estiveram presentes no encontro.

Claiton Magalhães

Gilmar Martins