Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Relações Institucionais

Futebol infantil: Capital recebe um dos maiores torneios do mundo

15/01/2019 08:40

Um dos maiores eventos de futebol infantil do mundo começa nesta terça-feira, 15, em Porto Alegre. O Ibercup World vai até o dia 20, na capital gaúcha, em sua fase de classificação para as disputas finais que ocorrem em maio, em Londres. Os jogos são realizados em dois locais: no Sesc Campestre, em Porto Alegre, e no Centro de Formação e Treinamento Hélio Dourado, no município de Eldorado do Sul  Veja aqui os grupos e a tabela de jogos do torneio.

“Para Porto Alegre é muito importante sediar esse evento, que é um dos principais torneios de futebol dos sete aos 13 anos, realizado em países como Espanha, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra, e que envolve mais de 3,5 mil atletas de todo o mundo na capital gaúcha, movimentando a economia da cidade, desenvolvendo o turismo e o esporte”, destaca o vice-prefeito e secretário da Relações Institucionais Gustavo Paim.

Para tudo acontecer de forma adequada, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI), articulou apoio com várias entidades, além de ser o ponto de contato centralizando todas as informações e solicitações. A SMRI também participou ativamente da capacitação aos voluntários, instruindo para a proteção de crianças e adolescentes, a fim de prevenir sobre situações de violações de direitos. 

As secretarias municipal e estadual de Segurança estão trabalhando em conjunto com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária, monitorando as delegações nos locais públicos onde ocorrem os jogos, em Porto Alegre e Eldorado do Sul. Já a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) possibilita o acesso dos ônibus da empresa Santa Cruz, os quais terão identificação da Ibercup, para que as crianças e adolescentes embarquem com segurança em frente ao aeroporto e aos hotéis, além de informar os horários do içamento do vão móvel da Ponte do Guaíba e outras atribuições que possam interferir no trânsito dos participantes do torneio. O city tour Linha Turismo está com desconto nos ônibus aos atletas participantes. 

Políticas públicas - Desde sua primeira edição, a Ibercup já esteve em mais de 84 países, nesses 10 anos de existência. No Brasil, ao sediar este evento, Porto Alegre se reveste da mesma importância das sete cidades onde se realiza a fase classificatória da Ibercup atualmente: Dallas (EUA), Estoril e Cascais (Portugal), Costa del Sol e Barcelona (Espanha), Esbjerg (Dinamarca) e Gotemba (Japão). 

“Porto Alegre foi a cidade escolhida devido ao trabalho de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes realizadas na cidade”, destaca o assessor das Relações Federativas e Internacionais Carlos Simões Filho. Além disso, há na cidade voluntários para ajudar na organização do evento oriundos de diversas partes do país incluindo uma pessoa do Uruguai e duas da China. 

O presidente do Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, Maurício Cavichion, considera que a vinda deste evento para a cidade é resultado de ações realizadas pelo Bureau, nos últimos anos.  “A realização da Copa de 2014 despertou o olhar do mundo para nossa cidade. Agora é nosso dever manter esse interesse, reforçando duas das maiores vocações de Porto Alegre para eventos que são claramente o esporte e a saúde”. Ele lembra o potencial da cidade para atrair eventos esportivos. “Aqui temos infraestrutura, equipamentos e hospedagem. Temos grandes espaços públicos, ginásios e estádios que podem receber competições, a exemplo do que acontece com o Ibercup”.  

 

Camila Ferro

Fabiana Kloeckner