Hospital e escola recebem equipamentos e doações do POA Solidária

17/10/2018 15:17
Denise Souza Costa/Divulgação SMRI PMPA
SMRI
HMIPV recebeu aparelho que localiza as veias dos bebês durante o exame
O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e a Escola Nossa Senhora de Fátima, do bairro Bom Jesus, receberam doações de voluntários que integram o POA Solidária, uma parceria da Prefeitura de Porto Alegre com a sociedade civil que vai beneficiar, por ano, cerca de 10 mil pessoas.

No dia 10 de outubro, foi entregue pela empresária Silvana Rodrigues um venoscópio, aparelho que serve para localizar as veias dos bebês nos exames. "Quando visitei o hospital em 28 de agosto, uma médica me disse que uma das coisas que eles mais precisavam era um venoscópio para evitar o sofrimento de crianças na hora de realizar exames. Aquela conversa me sensibilizou e num gesto singelo realizei a doação em prol das crianças", diz. A empresária Helena Biedermann doou R$ 8,4 mil, destinados para a compra de um berço aquecido.

Além delas, Maria Inês Almeida destinou recursos para a realização de 300 exames de glicose no HMIPV e na Unidade Móvel de Saúde, e Leandro Bulsing e Daniela Pontes, da TWGroup, criaram, de forma voluntária, o novo logo da Associação dos Amigos do HMIPV.

Computadores e unidade móvel de saúde
Adotada pela empresária Rosário Lanz, a Escola Nossa Senhora de Fátima, que atende 759 alunos no bairro Bom Jesus, receberá Chromebooks – computadores que rodam plataformas de ensino digital. Com isso, estará dentro do projeto Escolas Conectadas, da Secretaria Municipal de Educação.

Em 3 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde ganhou uma unidade móvel de atenção primária para atender milhares de pessoas que necessitam de serviços básicos. O caminhão custou R$ 630 mil e foi adquirido pelo casal Nora Teixeira e Alexandre Grendene. Dentro do veículo de 20m² há três consultórios, espaço de vacinação e banheiros.

A unidade móvel tem capacidade para comportar uma equipe de estratégia de Saúde da Família com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, e pode realizar até 5 mil consultas anuais e 5 mil atendimentos de enfermagem, além de oferecer curativos, procedimentos clínicos, medicamentos, exames de gravidades e de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros serviços SUS.

Prefeitura entrega nova Unidade Móvel de Saúde para a população

Fabiana Kloeckner