Intercâmbios com Irlanda abrem Semanas Internacionais

Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Vice-prefeito Gustavo Paim participou da abertura do evento nesta terça-feira

Porto Alegre está dando início à primeira etapa de um calendário de eventos criado para oportunizar parcerias, investimentos e negócios entre empreendedores locais e internacionais. O projeto, denominado Semanas Internacionais de Porto Alegre, foi aberto nesta terça-feira, 12, no Prédio Centenário da Engenharia da Ufrgs, e o primeiro dos 15 países participantes é a Irlanda. A programação segue até o próximo dia 17.

Além das possibilidades de intercâmbios comerciais e econômicos, as Semanas Internacionais serão também oportunidade para que os porto-alegrenses tenham contato com as culturas de outros países.  A ideia é trazer não apenas possíveis parceiros de investimentos, mas também grupos étnicos que tenham feito parte da formação do Rio Grande do Sul e particularmente de Porto Alegre.

Na abertura do evento, o vice-prefeito Gustavo Paim ressaltou a ligação já existente entre Porto Alegre e as comemorações de Saint Patrick’s Day no Brasil. Celebrado em 17 de março, o Saint Patrick’s Day homenageia o padroeiro da Irlanda, conhecido por ter levado a religião católica para o país. “Temos em Porto Alegre o segundo maior evento de Saint Patrick's Day do Brasil, perdendo apenas para Belo Horizonte. Então, hoje é um dia de muita alegria pelo início das nossas Semanas Internacionais”, afirmou Paim.

O vice-prefeito disse também que a Irlanda tornou-se exemplo em compor ambientes inovadores, que o país tem sua cultura como   norte de apresentação internacional e que suas propostas de educação conectam não somente o público irlandês, mas a população europeia.

Para o diretor de Relações Internacionais da Secretaria de Relações Institucionais e Articulação Política, Rodrigo Corradi, se Porto Alegre e Irlanda já têm na festa de Saint Patrick um ponto de conexão,  com as Semanas Internacionais os vínculos poderão se intensificar. Corradi disse que a Irlanda tornou-se exemplo em compor ambientes inovadores, que tem sua cultura como norte de apresentação e que suas propostas de educação conectam não somente o público irlandês, mas a população europeia internacional.

Estiveram presentes também o cônsul general da Irlanda, Mr. Barry Tumelty; o diretor da Faculdade de Engenharia da Ufrgs, Luís Carlos Silva; e o coordenador de Relações Internacionais da Ufrgs, Nicolas Maillard.

Até novembro, outros 14 países farão parte das Semanas Internacionais de Porto Alegre. São eles: Alemanha, Uruguai, Israel, Espanha, Itália, Equador, Japão, Países Baixos, Bélgica, Reino Unido e Argentina.

semanas internacionais

Camila Ferro