Mercocidades: Capital quer presidência em aniversário de 250 anos

30/11/2019 07:00

 

SMRI / PMPA
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Porto Alegre lançou a candidatura para o comando da rede em 2022

Em reunião do conselho da Cúpula da Mercocidades, em Assunção, no Paraguai, o secretário municipal de Relações Institucionais, Christian Lemos, representando o prefeito Nelson Marchezan, lançou a candidatura da Capital para estar na presidência da rede em 2022, ano que marca o aniversário de 250 anos de Porto Alegre.

Em sua defesa da candidatura da cidade, o secretário argumentou que após as reformas estruturantes feitas pela atual gestão nos últimos anos, foi retomada a capacidade de investimentos pela Capital, o que irá permitir a entrega de mais serviços e obras que irão melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa.

Também lembrou que Porto Alegre é uma das fundadoras da rede, além de elencar algumas boas práticas da gestão atual que podem ser compartilhadas, como o Detetive Cidadão e o projeto Luz do Saber. “Após um longo período com serviços precários e sem fazer os investimentos necessários na cidade, podemos olhar para frente e ver um futuro melhor. Queremos comemorar esse novo tempo com Porto Alegre na presidência da Rede Mercocidades, no ano em que completamos 250 anos”.

O pleito de Porto Alegre já conta com apoio, entre outras cidades, das prefeituras de Assuncão, que está atualmente na presidência da rede, Tandil (Argentina), que irá assumir a presidência em 2021, e de Montevidéu (Uruguai), sede da Mercocidades.

Para o ciclo de 2019/2020 na presidência da rede, tomou posse a seguinte direção executiva: presidência de Assunção; vice-presidência de Economia Urbana, Porto Alegre; vice-presidência de Relações Institucionais, Montevidéu; vice-presidência de Desenvolvimento Social, Tandil; vice-presidência de Cultura, La Paz (Bolívia); e vice-presidência de Desenvolvimento Sustentável, São Leopoldo.

Rede Mercocidades - É a organização que trata da cooperação horizontal entre cidades dos países da América do Sul. Atualmente conta com 349 cidades de dez países do continente, onde habitam mais de 12 milhões de pessoas. Tem por objetivo melhorar a qualidade de vida nas cidades, criar políticas conjuntas com a visão de cidades integradas, inclusivas e participativas. Já foram realizadas duas reuniões (edições) da Cúpula da Mercocidades em Porto Alegre, em 1996 e 2013.

 

Claiton Magalhães

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes