OP de Porto Alegre comemora 30 anos com Seminário Internacional

Jefferson Bernardes/PMPA
COMUNICAÇÃO
No sábado, ocorre evento cultural na Orla em comemoração aos 30 anos do OP

Porto Alegre recebe nessa semana nomes importantes para a história do Orçamento Participativo. Convidados nacionais e internacionais participam do Seminário Internacional 30 anos do Orçamento Participativo, evento realizado pela prefeitura, desta quarta, 21, até sábado, 24 em diversos pontos da Capital, como BRDE, Casa dos Conselhos, Câmara Municipal dos Vereadores e Cinemateca Capitólio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Entre os convidados são esperados o diretor do Orçamento Participativo da Prefeitura de Córdoba (Argentina), Hector Luis Dastoli; o coordenador geral de Relações Internacionais da Prefeitura de Puerto Montt (Chile), Claudio Sule Fernández; Miguel Angel Pereira Bujater (Prefeitura Montevidéu, Uruguai);  Rocío Gonzalez (Prefeitura de Rosário, Argentina);  Simon Langelier (Montreal, Canadá); Santiago Uribe (Medellín, Colômbia), Borja Pietro (Prefeitura de Madri, Espanha); Miguel Angel Pereira Bujater (Prefeitura de Montevidéu, Uruguai); Simon Langelier (Montreal, Canadá); Nelson Dias (Banco Mundial), entre outros.

O encontro reunirá representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Em debate temas como Financiamento da Participação: caminhos para financiar a ampliação da democracia nas cidades, a experiência de Porto Alegre e o legado da participação democrática no mundo.

Programação: Na quinta-feira, 22, os palestrantes farão uma visita técnica pela cidade para conhecer as obras atendidas pelo Orçamento Participativo e, às 19h, no Paço Municipal ocorrerá a abertura oficial do evento. Já no sábado, 24, após os painéis realizados na Cinemateca Capitólio, haverá um evento cultural na Orla do Guaíba em comemoração aos 30 anos do Orçamento Participativo de Porto Alegre. Confira a programação completa.

Camila Ferro

Taís Dimer Dihl