Parceria internacional capacita servidores para uso de software

14/12/2018 12:43
Cristine Rochol/PMPA
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Treinamento para uso da plataforma ocorre nesta sexta-feira, 14

A rede de colaboração e cooperação do projeto Luz do Saber trouxe para Porto Alegre uma equipe alemã que realiza nesta sexta-feira, 14, treinamento de servidores da prefeitura da Capital para uso da plataforma Source da assistência técnica do Felicity - Financing Energy for Low - Carbon Investment Cities Advisory Facility (assessoria para cidades para financiamentos de investimentos em baixa emissão de carbono). O projeto será desenvolvido nas escolas da rede municipal com instalações de placas fotovoltaicas. 

“O Source é um software on-line desenvolvido pelos bancos multilaterais e alguns binacionais como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para facilitar que projetos de infraestrutura possam ser desenvolvidos em linha com os padrões internacionais, observando as melhores práticas. É uma metodologia de gestão e de compartilhamento de informação para estruturar um projeto de infraestrutura pública”, destaca o assessor técnico da Cooperação Alemã para Desenvolvimento Sustentável - GIZ, Gustavo Ribeiro. 

Conforme Ribeiro, esse treinamento é destinado à equipe de gestão da prefeitura de desenvolvimento de projetos. “Ele auxilia no encaminhamento de um projeto, que nesse caso das escolas, será um processo de licitação”, explica. 

Participam do treinamento nesta sexta-feira, 14, representantes da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Educação, Serviços Urbanos, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), WRI Brasil e CEEE.

Projeto - O Projeto de Eficiência Energética nas Escolas Municipais é um dos programas estruturantes da administração, e prevê a instalação de placas voltaicas nas instituições, gerando economia na conta de luz e permitindo depois a ampliação do modelo para demais áreas do município. O valor do projeto está estimado entre R$ 40 milhões e R$ 60 milhões, que deverão ser contratados por financiamento externo. O termo de cooperação é o primeiro passo para a busca dos recursos, já que a Agência Alemã, que atua em conjunto com o Banco Europeu de Investimento em projetos de desenvolvimento sustentável, disponibilizará sem custos à prefeitura consultoria técnica especializada para construção do projeto básico por meio da sua unidade de assessoramento. 

Felicity – Financing Energy for Low-Carbon Investment Cities Advisory Facility (assessoria para cidades para financiamentos de investimentos em baixa emissão de carbono) trabalha em escala mundial para tornar cidades e municípios capazes de desenvolver e implementar projetos de energia renovável, elegíveis para financiamentos. Concentra-se em medidas que promovem a eficiência energética e integração de fontes de energia renovável nos setores de energia, água, transportes, resíduos e edificações.

Camila Ferro

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes