Parceria para uso de energia solar avança na Capital

08/04/2019 17:47
Alex Rocha/PMPA
SMRI
Equipe técnica e representantes de secretarias municipais reuniram-se nesta manhã
A Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI) recebeu na manhã desta segunda-feira, 8, representantes da Felicity - Financing Energy for Low-Carbon Investment Cities Advisory Facility (assessoria para cidades para financiamentos de investimentos em baixa emissão de carbono) para trabalhar na elaboração de um projeto que tornará a rede municipal mais sustentável e energicamente eficiente. Participaram da reunião, representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), Secretaria Municipal de Educação (Smed) Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smams) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

A iniciativa integra as ações do projeto de Eficiência Energética nas Escolas Municipais, que prevê a instalação de placas voltaicas nas 99 escolas da rede pública municipal entre outras ações de eficiência energética que gerem economia, além de ampliar o modelo para outras áreas.

De acordo com a Deputy Chief of Resilience Officer, Marcela Fernanda de Almeida Ávila, a equipe técnica está em fase de coleta de dados sobre impacto socioambiental, tecnologia adequada e modelagem financeira. “ Algumas escolas não poderão receber a instalação das placas em função de critérios técnicos, mas todas receberão auditoria energética para identificar qual o sistema mais adequado para a redução da conta de luz”, ressalta.

O secretário-adjunto da SMRI, Carlos Siegle, destaca que a implantação do projeto vai deixar um legado para a cidade. “ O Felicity materializa a intenção da prefeitura e da SMRI de buscar experiências e outras tecnologias, inclusive fora do país, para aplicar aqui”, diz. Siegle também destaca a redução de consumo e gasto de energia pela prefeitura. “ É também uma forma de incentivar a cultura da preservação do meio ambiente pelos alunos da rede municipal”. A SMRI é a responsável pela coordenação do projeto no âmbito da prefeitura municipal.

Felicity - Financing Energy for Low-Carbon Investment Cities Advisory Facility (assessoria para cidades para financiamentos de investimentos em baixa emissão de carbono) trabalha em escala mundial para tornar cidades e municípios capazes de desenvolver e implementar projetos de energia renovável, elegíveis para financiamentos. Concentra-se em medidas que promovem a eficiência energética e integração de fontes de energia renovável nos setores de energia, água, transportes, resíduos e edificações.

Parceria internacional possibilitará uso de energia solar nas escolas

Camila Ferro

Fabiana Kloeckner