Saneamento e saúde entre as prioridades do OP na Lomba do Pinheiro

Cesar Lopes / PMPA
Orçamento Participativo
Cerca de 600 pessoas participaram do encontro

A penúltima assembleia do ciclo regional do Orçamento Participativo foi realizada na tarde deste sábado, 9, na Lomba do Pinheiro. Pavimentação, saúde, saneamento básico (água e esgoto cloacal) e educação foram os temas escolhidos como prioridades para investimentos públicos na região. No total, cerca de 600 pessoas participaram do encontro.

Realizada no ginásio da escola municipal Heitor Villa Lobos, a assembleia marcou a primeira disputa de chapas deste ciclo do OP, nas regionais, para definir os conselheiros que irão representar a região no próximo ano. A chapa 1, com 401 votos, foi a vencedora com os conselheiros titulares Patrícia Ramão e Jairo Pereira, tendo como suplentes João Marcelo e Vosmar Viana.

Representantes de diferentes órgãos do Executivo estiverem presentes no encontro para responder aos

Cesar Lopes / PMPA
Orçamento Participativo
Assembleia marcou a primeira disputa de chapas deste ciclo do OP

questionamentos feitos pela comunidade. O diretor de Participação Cidadã da prefeitura, Geovane Byl, coordenou os trabalhos e apresentou à plateia o compromisso da atual gestão com um orçamento mais verdadeiro, transparente e participativo. “Sabemos que o valor de R$17,8 milhões para demandas novas não é o ideal que vocês precisam e que nós gostaríamos de aplicar, mas é um valor de demandas que tem projetos e verbas definidas para execução. Não dá para somente gravar as demandas no livro e eles não saírem do papelâ€, afirma.

O diretor-geral do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae), Darcy Nunes, fez uma apresentação para o público sobre os investimentos que estão sendo realizados para qualificar o saneamento e o abastecimento de água na região. Já o diretor de Operações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, explicou que a sinaleira existente na parada dois da Lomba está pronta, e que está faltando um pequeno ajuste para ser ligada. Ressaltou ainda que inovações como GPS, reconhecimento facial e aplicativos estão qualificando o transporte público na Capital.

O vice-prefeito Gustavo Paim, o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, a presidente da Fasc, Vera Ponzio, o secretário adjunto da Smim, Nelcir Tessaro, e o diretor de Relações Institucionais da secretaria de Educação, Vinicius Escobar, entre outros representantes, também estiverem presentes na assembleia.

Eixo-Baltazar – O ciclo de assembleias regionais do Orçamento Participativo se encerra nesta segunda-feira, 11, com o encontro da região Eixo-Baltazar. A assembleia será realizada no Centro Humanístico Vida, na Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, bairro Passo das Pedras.

Claiton Magalhães

Andrea Brasil