8ª Conferência Municipal de Saúde começa nesta sexta-feira

12/04/2019 08:45

A 8ª Conferência Municipal de Saúde (8ª CMS), organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa nesta sexta-feira, 12, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nesta edição, em consonância com a etapa nacional, o tema central será Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS.

A abertura do evento ocorre às 18h30, com atividade cultural do grupo Poetas Vivos, seguido de mesa de abertura, às 19h, e aula-debate às 19h30. O credenciamento pode ser feito a partir das 16h30. Realizada a cada quatro anos, a conferência vai até domingo, 14, e reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.

A etapa municipal vai preparar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão Porto Alegre. É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que terá o processo finalizado entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, em Brasília.

A 8ª CMS foi precedida por oito pré-conferências, uma por território de cada Gerência Distrital de Saúde da cidade, garantindo e fomentando a participação da população.

Confira a programação da etapa final em Porto Alegre.

As inscrições estão abertas até o encerramento das vagas. Não é necessário ter participado de uma pré-conferência para a inscrição na etapa final.

Outras informações podem ser obtidas no site do evento.

Kátia Camargo

Andrea Brasil