Abastecimento da vacina meningocócica C está normalizado na Capital

19/11/2018 15:09

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o abastecimento da vacina meningocócica C está normalizado na Capital. As 121 salas de vacina abertas da SMS mantêm estoque do imunobiológico. O desabastecimento da meningo C foi nacional, e aconteceu devido a problemas de produção do laboratório contratado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o calendário vacinal do ministério, a vacina deve ser feita aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses (1 ano). Entre 11 e 14 anos também deve ser feita uma dose.

A meningite é a inflamação das meninges (membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal). Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e protozoários. Os sintomas da doença são dor de cabeça, febre, vômitos em jato e rigidez de nuca (de fácil detecção ao exame físico médico). Crianças muito pequenas podem apresentar prostração ou irritabilidade.

Vacina contra o sarampo - A SMS mantém a vacinação de adolescentes e jovens contra o sarampo nas salas de vacina de unidades de saúde e em escolas públicas que integram o Programa Saúde na Escola. Até sexta-feira, 27 escolas receberam equipes da Atenção Primária em Saúde, com imunização de 1.503 estudantes. O cronograma de vacinação em escolas prossegue até dezembro. Dia 26 começa a ser realizada vacinação em quartéis, por equipes de saúde do Exército.

Até a Semana Epidemioilógica 45 (dados até 10/11), divulgados na semana passada pela SMS, 38 pacientes tiveram confirmação de sarampo em Porto Alegre, sendo 29 na faixa dos 15 aos 29 anos. A maior incidência nessa faixa etária levou a secretaria a intensificar a imunização de adolescentes e jovens.

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, integra o calendário anual do Ministério da Saúde e está disponível pelo SUS a pessoas com até 49 anos, de acordo com o esquema vacinal preconizado para cada faixa etária.

Patrícia Coelho

Elisandra Borba