Aleitamento materno e alimentação saudável são temas de seminário

02/12/2019 08:33
Cristine Rochol/PMPA
Primeira edição do evento, em 2018, reuniu profissionais e pesquisadores

Discutir o aleitamento materno e os efeitos relacionados à saúde da mulher está entre os temas do 2º Seminário do Comitê de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da Capital, que ocorre nesta segunda e terça-feiras, 2 e 3, no Anfiteatro Moacyr Scliar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (rua Sarmento Leite, 245, prédio 2, 3º andar). Com o tema Desafios da modernidade: a amamentação como corresponsabilidade de todos, o evento reunirá cerca de 200 trabalhadores e pesquisadores e vai das 8h às 17h30.

Na segunda-feira, 2, serão debatidos pré-natal e puericultura como alicerces de autonomia no "maternar", a comunicação pública e as representações da mulher-mãe, além das particularidades do pré-parto, parto e pós-parto para mulheres negras: o racismo estrutural como um fator adoecedor. À tarde, entram em pauta os desafios do adormecer do recém nascido e lactente: o entendimento do sono como um processo fisiológico, aleitamento materno em condições especiais: fissuras e outras anomalias da face, a participação do homem e a importância da rede de apoio para o êxito da amamentação. Haverá exposição de trabalhos durante os intervalos.

Terça-feira, 3, o debate começa com métodos de introdução alimentar, acesso no cuidado pré e pós-natal de populações negligenciadas, comportamento alimentar infantil e práticas culinárias. À tarde, os assuntos serão gestação indesejada, (im)possibilidades sobre o ato de amamentar, práticas e perspectivas da mamalgesia e temas polêmicos em amamentação. Às 17h15, haverá apresentação cultural com Raquel Grabauska e Vika Schabbach.

O Comitê de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável de Porto Alegre é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reunindo integrantes da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, com a participação das maternidades e universidades públicas do município. As inscrições para participar do seminário estão esgotadas. Serão aceitas inscrições no local, caso haja lugares disponíveis.

Confira a programação:

- Segunda-feira, 2 de dezembro
8h Credenciamento
8h15 Abertura
8h30 Pré-natal e puericultura como alicerces de autonomia no maternar
9h30 Intervalo e exposição de trabalhos
9h50 À luz da comunicação pública: representações da mulher-mãe
10h40 Particularidades do PPP (pré-parto, parto, pós-parto) para mulheres negras: o racismo estrutural como um fator adoecedor
12h às 13h15 Intervalo para almoço
13h15 Os desafios adormecer do recém nascido e lactente: o entendimento do sono como um processo fisiológico
14h30 Intervalo e exposição de trabalhos
14h45  A definir
15h Aleitamento materno em condições especiais: fissuras e outras anomalias da face
16h Co-participação do homem: qual a importância da rede de apoio para o êxito da amamentação?
17h15 - Encerramento do primeiro dia

- Terça-feira, 3 de dezembro
8h Credenciamento
8h30  Métodos de Introdução Alimentar: ontem, hoje e amanhã
9h30  Acesso no cuidado pré e pós-natal de populações negligenciadas - população em situação de rua rua; população trans; imigrantes e população indígena
11h - Comportamento Alimentar Infantil e práticas culinárias
12h15 - 13:30 Intervalo para almoço
13h30 Nos braços Medeia: a gestação indesejada
14h Das (im)POSSIBILIDADES sobre o ato de amamentar: reflexões à luz da psicanálise
15h Intervalo e exposição de trabalhos
15h15 Mamalgesia: práticas e perspectivas
15h45  Entre tetas e tretas - temas polêmicos em amamentação
17h15 Cena de Mulheres - apresentação cultural com Raquel Grabauska e Vika Schabbach
17h30 Fechamento do evento

A lista de palestrantes do seminário e mais informações podem ser obtidas neste link.

Vanessa Conte

Taís Dimer Dihl