Ambulatório de cirurgia plástica completa um ano no IAPI

28/11/2019 17:58
Robson da Silveira/SMS PMPA
Já foram foram ofertadas 264 primeiras consultas e 326 consultas de retorno

O primeiro ano de funcionamento do Ambulatório de Cirurgia Plástica de Pequeno Porte do Centro de Saúde IAPI foi marcado pelo descerramento de placa comemorativa. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 28, na área 4, onde funciona o serviço, que resulta de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/Regional RS e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). De dezembro até o momento, foram ofertadas 264 primeiras consultas e 326 consultas de retorno.

O acesso é a partir das unidades de saúde, via Sistema de Regulação/Gerenciamento de Consultas (Gercon) da SMS. O ambulatório compõe a Unidade de Especialidades do CS IAPI, na rua Três de Abril, 90, bairro Passo d'Areia. No local, são realizados pequenos procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, nas especialidades de cirurgia plástica de pequeno porte e dermatologia, realizados com anestesia local, com foco principal no tratamento do câncer de pele. Os atendimentos e cirurgias são realizados pela equipe de cirurgia plástica do HCPA, com seus professores e residentes, e equipe de enfermagem do bloco cirúrgico do IAPI.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/Regional RS, Marcelo Maino, a iniciativa representa a comunhão de esforços entre as três entidades em prol da saúde da população. O diretor médico adjunto do HCPA, Brasil Silva Neto, manifestou a satisfação do hospital em integrar uma ação de alta eficiência, baixo custo e muito benéfica para facilitar a vida das pessoas. O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, agradeceu aos parceiros pelo importante trabalho realizado de forma integrada em benefício de quem mais precisa.

Na avaliação do chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Craniofacial do HCPA, Marcus Vinicius Martins Collares, não há dúvida de que o serviço só apresenta vantagens. "O serviço do HCPA colabora com a prefeitura, permitindo que mais pacientes sejam tratados e reduzindo a espera por atendimento, e isso é o mais importante", afirma. Além disso, os médicos residentes têm a oportunidade de adquirir mais experiência em unidades fora do hospital, sempre supervisionados por um preceptor.

O coordenador de ensino do Programa de Residência Médica de Cirurgia Plástica do HCPA e responsável pelo ambulatório, Antônio Carlos Pinto Oliveira, considera o período de bastante trabalho e organização. "Quando avaliamos a produtividade do serviço e a resolutibilidade dos atendimentos, ficamos satisfeitos: após o atendimento, os pacientes seguem o tratamento prescrito, dando agilidade ao serviço e bem-estar ao paciente, motivação principal do ambulatório", avalia.

O evento contou ainda com a participação da gerente distrital de saúde, Ana Lúcia Dagord, e da presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional RS, Taciana Dal'Forno Dini, e de médicos residentes da equipe. No ano passado, o local recebeu reforma nos 303 metros quadrados, que incluem duas salas para cirurgia, sala de recuperação, vestiários para profissionais e pacientes, sanitário para pacientes, recepção, sala de espera e Central de Material e Esterilização. A SMS investiu R$ 67.741 em material e mão de obra. A intervenção durou 60 dias.

Vanessa Conte

Gilmar Martins