Carnaval na Orla terá testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C

16/03/2019 08:50
Cristine Rochol/PMPA
Resultados dos testes gratuitos saem em apenas 30 minutos

O carnaval de rua do fim de semana terá orientações de prevenção, distribuição de preservativos e testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Neste sábado, 16, a unidade móvel do projeto Fique Sabendo estaciona na Orla do Guaíba, nas proximidades da pista de skate do Parque Marinha do Brasil, das 15h às 19h.

Nos dois últimos finais de semana de folia, dias 2, 3, 9 e 10, foram realizados 628 testes nos eventos da Cidade Baixa, Orla e Praça Garibaldi. Não há restrição ou orientação especial para realizar os exames. Crianças até 12 anos devem estar acompanhadas de um adulto ou responsável legal. A partir de 12 anos, é necessário apresentar um documento de identidade.

Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o trabalho será feito por servidores e promotores, que irão orientar o público e distribuir itens de prevenção. Pessoas diagnosticadas com sífilis poderão iniciar o tratamento, com aplicação da primeira dose de penicilina. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento.

Fique Sabendo - A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes.

"O objetivo ainda é que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida", informa a titular da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids da SMS, Marina Dias.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações. Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada.

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes