Carnaval na Praça Garibaldi terá prevenção e testes rápidos

09/03/2019 07:32

O carnaval de rua do fim de semana terá orientações de prevenção, distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Neste sábado e domingo, 9 e 10, a unidade móvel do projeto Fique Sabendo estaciona na Praça Garibaldi, localizada na avenida Venâncio Aires, das 15h às 17h. No último final de semana, 2 e 3, foram realizados 388 testes rápidos nos eventos da Cidade Baixa e Orla do Guaíba. 

Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o trabalho será feito por servidores e promotores, que irão orientar o público e distribuir itens de prevenção. Pessoas diagnosticadas com sífilis poderão iniciar o tratamento, com aplicação da primeira dose de penicilina. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em apenas 30 minutos, em dois consultórios de atendimento.

Fique Sabendo - A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. "O objetivo ainda é que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida", informa a titular da Coordenação de Infeções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids da SMS, Marina Dias.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações. Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada.

  

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins