Dois bairros recebem aplicação de inseticida nesta sexta-feira

01/03/2019 08:45

Os bairros Arquipélago e Vila Ipiranga terão aplicação de inseticida nesta sexta-feira, 1º, a partir das 9h30, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS). A operação ocorre após a confirmação de dois casos importados de dengue. Pela manhã, o trabalho ocorre no bairro Arquipélago, onde o morador tem histórico de viagem a Belém do Pará. À tarde, às 14h30, a equipe estará no bairro Vila Ipiranga, onde o morador tem histórico de viagem a Vitória, no Espírito Santo. O raio da ação é de 150 metros a partir da residência dos pacientes. Em caso de chuva, a operação será adiada e nova data será divulgada.

As ruas e trechos que serão pulverizados com a deltametrina são os seguintes:

Manhã, a partir das 9h30 - Bairro Arquipélago, Ilha da Pintada:
Rua Capitão Coelho, próximo à rua Dr. Salomão Pires Abrahão;
Rua Dr. Salomão Pires Abrahão, entre a rua Nossa Senhora da Boa Viagem e a rua Garruchos;
Rua Tupinambarana, entre a rua  Dr. Salomão Pires Abrahão e a rua Mexiana;
Rua Mexiana próximo à rua Tupinambarana;
Rua Nossa Senhora da Boa Viagem, próximo à rua Dr. Salomão Pires Abrahão.

Tarde, a partir das 14h30 - Bairro Vila Ipiranga:

Travessa Américo Silveira entre a rua Alberto Silva e a av. Benno Mentz;
Travessa Prof. Emetério Garcia Fernandes, lado par entre a rua Alberto Silva e a rua Mali;
Rua Alberto Silva entre a av. Assis Brasil e a travessa Prof. Emetério Garcia Fernandes;
Rua Mali entre a av. Assis Brasil e a travessa Prof. Emetério Garcia Fernandes;
Av. Assis Brasil, lado ímpar, entre a rua Alberto Silva e a av. Benno Mentz;
Av. Benno Mentz, lado ímpar entre a av. Assis Brasil e a travessa Prof. Emetério Garcia Fernandes.

A médica veterinária Rosa Maria Carvalho, que coordenará a ação em campo, destaca que o trabalho é feito para diminuir o risco de transmissão viral. “A pulverização de inseticida é realizada para evitar que o paciente seja picado por uma fêmea, que depois, ao picar outra pessoa, vai iniciar o ciclo de transmissão local, na tentativa de eliminar os mosquitos que possam ter se infectado durante o período de viremia dos pacientes”, explica.

Vanessa Conte

Andrea Brasil