Equipes do Samu promovem ação solidária neste sábado

14/12/2018 08:40

A rotina intensa dos socorristas e demais profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que correm contra o tempo para salvar vidas, também tem espaço para a solidariedade. Neste sábado, 15, integrantes da equipe composta por 256 funcionários farão a entrega de doações na Vila Sossego, localizada próximo à sede da avenida Ipiranga, 3501, ponto de encontro para a ação, marcada para iniciar às 15h.

A festa preparada pelos funcionários terá pipoca, cachorro-quente e bolo. As doações chegam na companhia do Papai Noel e incluem brinquedos e material escolar, além de alimentos não-perecíveis recebidos nas edições do curso de primeiros-socorros Samu Cidadão. “A concentração está prevista para as 13h30, quando serão organizadas as doações e presentes oferecidos a 60 crianças e oito idosos”, conta a enfermeira Dinorá Cenci, do Núcleo de Educação Permanente. A iniciativa marca, ainda, o aniversário de 23 anos do Samu, celebrado em novembro.

Samu Porto Alegre – A Capital foi pioneira no Brasil a instituir o serviço, em 1995, baseado no modelo francês de atendimento pré-hospitalar, com o objetivo de chegar mais rápido ao local da ocorrência para socorrer vítimas de agravos urgentes à saúde, realizar o primeiro atendimento, estabilizar o paciente e transportá-lo ao local adequado. O serviço conta com 15 equipes distribuídas pela cidade. São 12 equipes de Suporte Básico de Vida, compostas por técnico ou auxiliar de enfermagem e motorista, e outras três equipes de Suporte Avançado-UTI Móvel, que contam com médico, enfermeiro e motorista.

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes