Hospital Presidente Vargas incentiva aleitamento materno

21/08/2019 08:55
Cristine Rochol / PMPA
SAÚDE
Com a amamentação, criança tem menos chance de desenvolver diabetes

O incentivo ao aleitamento materno motiva a realização de diversas atividades no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). Nesta semana, haverá apresentação de coral, conversa sobre mitos e verdades da amamentação e atividade com os Doutores Palhaços. No dia 28, será realizado seminário para profissionais de saúde.

Com início dia 13, a programação agrega-se ao Agosto Dourado e incluiu mamaço, mural itinerante de fotos e entrega de diploma para parceiros do aleitamento materno. Também ocorreu conversa voltada a mães e pais, no sentido de destacar os benefícios da amamentação para o futuro, com apresentação de vídeos e distribuição de folders.

Agosto Dourado no HMIPV
Alojamento Conjunto: 
19/08 - Roda de conversa abordando a cartilha da Unicef sobre o papel dos pais no aleitamento materno
21/08 - Coral do HMIPV
23/08 - Doutores Palhaços
28/08 - Seminário em Comemoração ao Agosto Dourado. Local: Auditório do HMIPV coordenado pela residência multidisciplinar, com apoio da Associação dos Amigos HMIPV e Comitê de Aleitamento Materno

Neonatologia:
22/08 - Roda de conversa (Mitos e verdades sobre amamentação e empoderar mães e pais, favorecer a amamentação).

Pré-natal de Alto Risco:
Todo mês de agosto, de segunda a quinta-feira - Roda de conversa abordando as vantagens do aleitamento, manejo clínico na amamentação e empoderamento de mães e pais.

26/08 - 18h - Participação do Banco de Leite Humano no 1º Simpósio de AM: uma perspectiva multidisciplinar abordando o assunto: Doação de Leite Humano e aconselhamento na amamentação, na UFCSPA.

Benefícios da amamentação:

  • A amamentação está associada a um melhor desempenho em testes de inteligência, renda mais alta e maior produtividade na vida adulta.
  • Para cada ano que a mulher amamenta, a chance de desenvolver câncer de mama diminui em 6%.
  • A criança tem menos chance de desenvolver diabetes tipos 1 e 2.
  • A amamentação diminui os custos com tratamentos nos sistemas de saúde.
  • O leite materno é um “alimento natural e renovável”, ambientalmente seguro, produzido e entregue ao consumidor sem causar poluição, sem embalagens desnecessárias e desperdícios.
  • A amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactentes, mesmo em tempos de crise e catástrofe. O leite materno não impacta no orçamento familiar e contribui para a redução da pobreza, pois é gratuito, produzido diretamente da mãe para o seu filho.

Neste ano, a campanha Agosto Dourado promove a amamentação no Brasil com base no slogan Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!. O objetivo é conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade. 

Confira mais informações a respeito do aleitamento materno no site do Ministério da Saúde.

 

Vanessa Conte

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes