Hospital Restinga e Extremo-Sul amplia atendimento na Capital

21/08/2018 14:49
Cristine Rochol / PMPA
Número de atendimentos passa de 25 mil para 55 mil mensais

A população de Porto Alegre ganhará mais 49 leitos de internação, implantação de quatro blocos cirúrgicos, pronto-atendimento em traumatologia e incremento na oferta de exames e consultas. A Associação Hospitalar Vila Nova passa a administrar a partir desta terça-feira, 21, o Hospital Restinga e Extremo Sul, ampliando a capacidade e diminuindo o tempo de espera para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade para firmar esta nova etapa da instituição aconteceu nesta manhã com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, do secretário Municipal de Saúde, Erno Harzheim e do presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dr. Dirceu Dal’Molin.

Até junho deste ano, o Hospital era administrado pelo Grupo Hospitalar Moinhos de Vento, que equipou a instituição com aparelhos de primeira qualidade e prestou atendimento à população. Agora, a Associação Hospitalar Vila Nova vai ampliar a oferta. A modalidade de contratação será através de Termo de Colaboração, que levará em conta dados quantitativos e qualitativos, além da prestação de contas. O contrato é de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco. A mesma associação é gestora do Hospital Vila Nova, com 411 leitos que atendem totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito Nelson Marchezan Júnior parabenizou o Hospital Moinhos de Vento e a Associação Vila Nova pela transição realizada com sucesso e pelo atendimento dado aos que muitas vezes acabam esquecidos pela sociedade. “Temos aqui um atendimento público de qualidade e não estatizado para atender a quem realmente precisa. Além disso, estamos qualificando e ampliando o atendimento em nossa rede básica para que as pessoas tenham médico perto de casa e não precisem procurar os hospitais em casos de menor gravidade,†disse Marchezan.

O Hospital Restinga e Extremo-Sul, inaugurado em 2014, não operava com sua capacidade total e agora, com a ampliação, poderá ofertar à população um número maior de serviços, proporcionando maior dignidade a quem necessita do SUS, conforme o secretário Erno Harzhein: “Este hospital nasce da força e do desejo da comunidade. É um projeto inovador, fomentado com muita confiança entre a gestão pública e a Associação Hospitalar Vila Nova. Não estamos privatizando a saúde, estamos dando garantia de sustentabilidade ao serviço,†destacou.

O presidente da Associação, Dirceu Dal'molin, agradeceu ao Hospital Moinhos de Vento pelo legado deixado e destacou a parceria com o município: “Firmamos um compromisso de atender à altura a necessidade dos moradores desta região. Estamos preparados e temos certeza que as dificuldades encontradas serão diminuídas com o apoio da Secretaria Municipal de Saúdeâ€, encerrou o presidente.

Também participaram da cerimônia nesta manhã, o vice-prefeito Gustavo Paim; vereadores; vice-coordenador-geral do Telesaúde/Ufrgs, Marcelo Rodrigues Gonçalves; representante do Crip Restinga Pedro Igor Chaves; conselheiros do OP da Restinga Pedro Sérgio Correa da Silva, Adaclides Martins Leite, Jorge Cristiano Oliveira de Oliveira, Nelkzi Alves Andrade; conselheiros distritais e locais da Saúde Região Sul e Centro-Sul: Adecilva da Silva Conceição, Cleoni Martins Campelo, Nelson da Silva; padres Ceron e Paulo Dalla Rosa, Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Centro Social Padre Pedro Leonardi; diretor-geral do hospital Restinga e Extremo-Sul Paulo Fernando Scolari; secretário adjunto de Saúde Pablo Stürmer; diretor da coordenadoria-geral de regulação Jorge Osório; diretor de atenção hospitalar da secretaria municipal de Saúde João Marcelo da Fonseca e representantes Hospital Moinhos de Vento Evandro Moraes e Tanira Andreatta Torelly Pinto.

Melhorias no Hospital Restinga e Extremo Sul:
-de 62 para 111 leitos (91 adultos, 10 pediátricos e 10 de UTI);
-4 blocos cirúrgicos;
-pronto-atendimento de traumatologia com atendimento 12 horas por dia, seis dias por semana
-Serão realizados mais de 45 mil exames por mês;
-Atendimento mensais de 25 mil para 55 mil;
-Emergência e ambulatórios de medicina interna, infectologia, traumatologia, cirurgia geral e urologia

Cronograma de implantação dos serviços:
21 de agosto  -  Associação Hospitalar Vila Nova assume a gestão da operação do Hospital Restinga Extremo-Sul;
Operações já existentes – 62 leitos e emergência;
Início da ampliação dos leitos – 39 clínicos/cirúrgicos;
22 de agosto à 31 de agosto - capacitação das equipes contratadas;
3 de setembro - início das atividades nas áreas novas – UTI (10 leitos) e Bloco;
10 de setembro - início das atividades no Pronto Atendimento de Traumatologia;

Saúde em Porto Alegre:
A prefeitura municipal está trabalhando para melhorar a oferta em saúde para a população. Desde o início da gestão já foi possível realizar:
-Aumento da cobertura da Estratégia Saúde da Família, de 50% para 55%, com 256 equipes com médico. Em janeiro de 2017 eram 198.
-Abertura de três Unidades Básicas de Saúde das 18h às 22h (Saúde Noite e Dia), com cerca de 3.500 consultas medicas por mês.
-Inauguração da Clinica da Família, Unidade Básica de Saúde mais resolutiva, com funcionamento das 8h às 20h, com coleta de exames.
-Ampliação de leitos de internação psiquiátrica (18 novos leitos no Hospital São Pedro)
- Ampliação de leitos clínicos, com expansão do Hospital Vila Nova (66 novos leitos), Hospital Restinga e Extremo Sul (49 leitos) e abertura do novo Hospital Santa Ana (205 leitos).
-Informatização da saúde, premiada nacionalmente, com monitoramento online dos leitos hospitalares por meio do software Gerint.
-Uso da Telemedicina zerou lista de espera por consulta dermatológica (DeramtoNet) e fará o mesmo com a oftalmologia (TeleOftalmo).
-Compra de equipamentos e mobiliário para as Unidades Básicas de Saúde e de 14 novas ambulâncias para o Samu.

Denise Righi