Informatização de solicitação de exames reduz espera em 20%

27/10/2019 09:11
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Sistema identifica solicitações para exames duplicadas e pacientes que não residem em Porto Alegre

A prefeitura está testando desde o dia 1º de outubro uma nova tecnologia para solicitação de exames de imagens como tomografia, mamografia, ressonância magnética e ecografia. Mais de 17 mil solicitações que estavam no  Sistema Nacional de Regulação do Ministério da Saúde, plataforma que é utilizada desde 1997, foram transferidas para o sistema Gercon Exames, desenvolvido pela prefeitura. A nova plataforma identifica se existem solicitações duplicadas ou pacientes que não residem mais em Porto Alegre e atualiza os dados conforme o Cartão SUS. Esta atualização já reduziu a espera por exames em 20%, conforme a coordenadora da Regulação Ambulatorial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fabiane Mastalir.

A migração é feita pelos funcionários da SMS, em conjunto com equipe da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). Em novembro, a plataforma passará a ser utilizada de forma efetiva. O processo promete agilizar o atendimento e o fluxo de trabalho nos postos e serviços especializados, que poderão visualizar os agendamentos e contatar os pacientes com mais facilidade.

Entre as facilidades, o Gercon Exames dispõe de confirmação em tela de aviso tanto ao paciente quanto ao profissional de saúde. Caso a pessoa não seja localizada, a vaga para o exame retorna ao sistema três dias antes da data marcada, possibilitando que um novo paciente seja agendado. Atualmente, o número de pacientes que não comparecem para realizar o exame marcado é de 40%. Com o novo sistema, o objetivo é reduzir pela metade este dado.

Outra novidade é que as solicitações terão informações mais completas a partir da descrição do quadro clínico feita pelo profissional para justificar o pedido, permitindo a classificação de risco. “Com o tempo, teremos solicitações mais ricas em informação, possibilitando regular o paciente conforme a prioridade do caso”, avalia Fabiane.

Avanços da informatização - A partir de 2016, a SMS iniciou a implantação do Sistema de Informações para o Complexo Regulador, composto pelos módulos Gercon (Gerenciamento de Consultas e Exames), Gerint (Gerenciamento de Internações) e Gerpac (Gerenciamento de Procedimento de Alta Complexidade – quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, entre outros).

O Gercon possibilitou a redução do tempo médio de espera por consultas em pacientes prioritários de 52 para 16 dias, o absenteísmo de 40% para menos de 10% e a espera para consultas especializadas em ortopedia de 26 mil para 5 mil pessoas, com redução de 40% da fila total de solicitações em espera. Com o Gerint, na área de internações, foi possível chegar a 100% do monitoramento da ocupação dos leitos on-line, dos quais 73% em tempo real, operando de forma integrada com os sistemas dos hospitais, o que permite agilidade na regulação dos leitos. Como exemplo, em média 75% dos pacientes obtiveram o leito em menos de 24 horas da solicitação e 12% em até 48 horas.

O Sistema de Informações para o Complexo Regulador foi desenvolvido pela prefeitura, por intermédio da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) e da SMS. A iniciativa já recebeu os prêmios Smart Cities – Cidades Inteligentes: categoria Inovação em Saúde, Experiências Exitosas no SUS: temática Inovação e Informatização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e Melhor Experiência na Temática Regulação do SUS no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Vanessa Conte

Andrea Brasil